sexta-feira, 11 de maio de 2012

Kit assegura televisão em zonas sombra

ANACOM diz que a PT é obrigada a garantir o sinal digital via satélite onde este não chega via terrestre.
Armindo e Cremilde Afonso estão sem televisão desde o passado dia 26 de Abril, o dia em que acabaram as emissões de televisão através do sinal analógico.
Estes septuagenários, residentes na aldeia do Zoio, no concelho de Bragança, deixaram de ter notícias do mundo, porque aqui os tradicionais aparelhos para a recepção do sinal digital não funcionam.
Inconformada com esta situação, Madalena Afonso decidiu expor o problema dos pais e de grande parte das pessoas que vivem nesta aldeia à Autoridade Nacional de Comunicações – ANACOM.
Madalena pedia a este organismo uma solução para que os habitantes desta e de outras aldeias situadas em zonas sombra possam continuar a ter televisão gratuita.
Em resposta a esta consumidora, a ANACOM começa por explicar que a “orografia do território nacional não permitiu fazer chegar o sinal digital a todas as populações, através dos meios terrestres, nomeadamente emissores e retransmissores.
Nestas situações, a ANACOM informa que o operador habilitado para prestar o serviço TDT é a PT Comunicações, que pode assegurar a oferta do serviço por meios alternativos, nomeadamente via satélite (DTH), estando obrigado a disponibilizar, pelo menos, os mesmos serviços que garante nas zonas cobertas por via terrestre.

Kit TDT Complementar custa cerca de 150 euros para
quem não tiver direito
a comparticipação

Neste sentido, o sistema via satélite é a alternativa para quem reside numa zona sombra e quer continuar a ter televisão gratuita.
Para tal, a ANACOM explica que as pessoas devem comprar um kit TDT Complementar (DTH), que inclui descodificador, telecomando, cabos de ligação e um smartcard, que poderá ser adquirido em qualquer loja PT.
As pessoas que têm baixos recursos económicos podem, ainda, pedir a comparticipação do kit, que custa 77 euros, e pagar, apenas, 30 euros. Para alguns casos de rendimentos muito baixos, a comparticipação é superior e o valor total a pagar é de, apenas, 15 euros.
Esta campanha é válida para os dois primeiros kits, os restantes têm que ser adquiridos ao preço de mercado, que, segundo a ANACOM, se situa nos 96 euros.
Mas o kit não chega para receber o sinal via satélite. É preciso solicitar, ainda, à PT a instalação dos equipamentos necessários para a recepção do sinal, um serviço que custa 61 euros.
Segundo a ANACOM, este serviço é gratuito para pessoas carenciadas, que tenham mais de 65 anos e se encontrem em situação de isolamento social, por razões conjunturais ou estruturais.

in:jornalnordeste.com

1 comentário:

  1. boas, esta mesagem é para lhe pedir um serviço.

    estou a procurar de um aparelho DTH para apanhar a TDT por Satelite, como você esta numa zona nào coberta pela a TDT terestre, tem direito a 3
    aparelhos de TDT complementar.

    era para lhe perguntar se pudia comprar un desses apparelhos na PT e quando adquirir esse aparelho, envia-lo a cobrança para um endereço português.

    Em troca deste serviço, você pode ficar com a comparticipaçao da PT e eu pago lhe o aparelho e os portes a cobrança.

    esperando sua resposta.

    cumprs

    Miguel

    ResponderEliminar