terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Tradição com 150 anos repetiu-se em Miranda do Douro

O rio Douro foi palco para assinatura das Atas de Reconhecimento de Fronteira, uma tradição com mais de 150 anos que se repete todos os anos na zona transfronteiriça de Miranda do Douro.

O Tratado de Limites entre Portugal e Espanha data de 29 de Setembro de 1864, comemorando este ano o 150º aniversário. A cerimónia teve lugar em Miranda do Douro nas instalações do Cruzeiro Ambiental da Estação Biológica Internacional – Europarques. 

Esta foi uma cerimónia cheia de simbolismo, uma vez que teve o rio Douro como pano de fundo, “este é um rio que nos une”, explicou Artur Nunes, presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, acrescentando que “os marcos que existem ao longo da fronteira são para nós meros marcos psicológicos, pois sempre existiram boas relações entre os dois lados da fronteira e sempre existiram movimentos entre os dois países”, sublinhou o edil. 

O autarca disse estar interessado em trabalhar em conjunto com os seus vizinhos espanhóis. "Ao longo do tempo sempre trabalhámos em conjunto e queremos continuar com este estreito relacionamento com os vizinhos espanhóis", referiu o presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro citado pela Agência Lusa, afirmando ainda que "as relações entre os povos raianos perduram e continuarão a perdurar”. 

Artur Nunes disse também que os marcos que existem ao longo da fronteira "são meros marcos psicológicos", pois sempre existiram boas relações entre os dois lados mesmo em períodos de crises politica e económicas. O autarca mirandês acredita, por isso, no trabalho e no crescimento em parceria e na cooperação transfronteiriça. 

Nesta secular cerimonia estiveram presentes os Ayuntamentos de Alcañices, Fermoselle, Fonfria, Torregamones, Villar del Buey, Villarduega de la Ribera, Fariza e do lado português Miranda do Douro. 

O Tratado de Limites entre Portugal e Espanha, de 29 de setembro de 1864, reconhece a linha fluvial do Rio Douro, bem como os diversos marcos que servem de fronteira entre os dois países. A ata de vistoria de fronteira é assinada anualmente e atesta que não se verifica qualquer alteração no curso do Rio Douro e marcos fronteiriços.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário