Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Galhofa e Corrida de Roscas marcam a Festa dos Rapazes em Parada

Em Parada, também conhecida como Parada de Infanções, no concelho de  Bragança, as festas do ciclo de inverno começaram no Natal e prolongam-se até ao dia de Ano Novo.
Num fim-de-semana dedicado ao Santo Estevão, realizou-se mais uma Festa dos Rapazes onde tradições como a Corrida das Roscas e a Galhofa voltaram a realizar-se.  A Galhofa é um dos momentos mais aguardados. 
Ontem á noite, a luta entre os rapazes voltou a acontecer. Delfim Teixeira, de 77 anos, não perde este momento da festa. “A tradição não se pode perder, o povo já há muitos anos que concretiza isto e tem de continuar”, considera o habitante de Parada. 
A rivalidade com os habitantes de Grijó de Parada está muito presente nestes duelos e nas corridas da rosca. 
A competição já foi mais intensa, mas na luta mais renhida da noite as duas localidades estavam representadas. O vencedor acabou por ser de Grijó. Amílcar Dores ficou satisfeito com a vitória, mas afirma que o espírito de convívio é o mais importante. “Se perdesse, era igual”, afirma o vencedor. 
A tradição da Galhofa assinalada no dia 28 de Dezembro, em Parada, Bragança, é o tema da reportagem que pode hoje na Brigantia, depois do noticiário das 17 horas e ler na edição desta semana do Jornal Nordeste. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário