Em Parada, também conhecida como Parada de Infanções, no concelho de Bragança, as festas do ciclo de inverno começaram no Natal e prolongam-se até ao dia de Ano Novo.
Num fim-de-semana dedicado ao Santo Estevão, realizou-se mais uma Festa dos Rapazes onde tradições como a Corrida das Roscas e a Galhofa voltaram a realizar-se. A Galhofa é um dos momentos mais aguardados.
Ontem á noite, a luta entre os rapazes voltou a acontecer. Delfim Teixeira, de 77 anos, não perde este momento da festa. “A tradição não se pode perder, o povo já há muitos anos que concretiza isto e tem de continuar”, considera o habitante de Parada.
A rivalidade com os habitantes de Grijó de Parada está muito presente nestes duelos e nas corridas da rosca.
A competição já foi mais intensa, mas na luta mais renhida da noite as duas localidades estavam representadas. O vencedor acabou por ser de Grijó. Amílcar Dores ficou satisfeito com a vitória, mas afirma que o espírito de convívio é o mais importante. “Se perdesse, era igual”, afirma o vencedor.
A tradição da Galhofa assinalada no dia 28 de Dezembro, em Parada, Bragança, é o tema da reportagem que pode hoje na Brigantia, depois do noticiário das 17 horas e ler na edição desta semana do Jornal Nordeste.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário