Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Jovens transmontanos apostam cada vez mais na criação de porcos de raça bísara

Há cada vez mais jovens a apostar na criação de porcos de raça Bísara. Quem o diz é a secretária técnica da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara.
Carla Alves adianta que, para além de os criadores serem jovens, também as explorações são de maior dimensão.  “Ano após ano, temos tido mais criadores e produtores mais jovens do que há 20 anos, quando eu comecei a trabalhar com a raça. Além disso, também se nota que são explorações bem maiores do que inicialmente. Começámos com explorações de três porcas reprodutoras e hoje temos uma média de 33 por exploração”, revela a responsável. Carla Alves assegura que nos últimos 20 anos a valorização desta raça “tem contribuído para fixar pessoas no meio rural”. 
A raça bísara conta actualmente com um efectivo de 3500 porcas reprodutoras a nível nacional, estando a maioria na região de Trás-os-Montes. Em Castro Vicente, no concelho de Mogadouro, existe uma das maiores explorações de porco bísaro no distrito. 
Alberto Fernandes, sócio-gerente da empresa Bísaro, salsicharia tradicional, explica que, além desta exploração com cerca de 4 anos, criaram recentemente uma outra na aldeia de Gimonde, no concelho de Bragança. “Esta é uma boa região para ter estes animais. O nosso efectivo nesta exploração é de cerca de 600 porcos. Temos uma outra exploração, instalada há cinco meses na aldeia de Gimonde, que conta com um efectivo de 50 reprodutoras, o que significa cerca de 300 animais”, revela o empresário. 
Para promover esta raça, no passado sábado realizou-se, a I feira Feira do Porco Bísaro em Castro Vicente. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário