Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Miranda do Douro: Actividade cultural de 2015 arranca com exposição de arqueologia

A actividade cultural de em Miranda do Douro, arranca, no ano de 2015, com uma exposição de arqueologia. De 6 a 31 de Janeiro, a Casa da Cultura de Miranda do Douro, recebe a exposição “Miranda Arqueológica: vestígios que comunicam”.

Miranda arqueológica engloba uma cidade e todo um concelho com uma riqueza histórico-cultural muito vasta, identificando-se vestígios que comunicam desde a Pré-História até à Época Contemporânea.

O património cultural, natural, histórico e arqueológico transformam esta área numa região única, repleta de saberes e tradições que passam geracionalmente. 

A identidade de um povo reside no património que ele criou e continua a criar, através da memória e dos vestígios materiais edificados e construídos desde os primórdios da humanidade. A atualidade é construída através do nosso olhar sobre o passado e é este o domínio da arqueologia: identifica, interpreta e recria dinamicamente a história.

Na presente exposição pretende-se dar a conhecer parte da história de Miranda do Douro, através da interpretação de vestígios, dados e espólio resultantes das intervenções realizadas na cidade mas também em Malhadas e no castro S. João das Arribas.

O trabalho arqueológico realizado abarca não só o trabalho de campo, mas também o trabalho de gabinete. O espólio arqueológico que se observa trata de material cerâmico (cerâmica comum, cerâmica de construção, faiança, porcelana), vítreo, metálico, osteológico e pétreo. Este espólio abarca várias épocas: romana, baixo-medieval, moderna e contemporânea. 

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário