Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Tradição da Mesa de Santo Estevão volta a cumprir-se em S.Pedro dos Sarracenos

Em S. Pedro dos Sarracenos, no concelho de Bragança, a população reuniu-se à volta da Mesa de Santo Estevão. Uma tradição que se perde no tempo e onde não pode faltar o bacalhau e batatas cozidas.
Alfredo Fernandes, da organização da Mesa de Santo Estevão explica que a iniciativa envolve o esforço de toda a população.Para organizar a festa, a aldeia é dividida em quatro bairros, cujos moradores se empenham para que não falte nada à mesa. “Divide-se a povoação e cada ano organiza um grupo. Reúne-se quase tudo, é uma tradição bonita, assim mesmo deve ser o maior convívio que a povoação tem”, explica o membro da organização. 
Este ano foram confecionados mais de 100 quilos de bacalhau, e cerca de 120 quilos batatas, regadas com azeite. A acompanhar não pode faltar o tradicional pão de trigo e o vinho tinto. Originalmente, só os homens tinham lugar à mesa. 
Rosa Morais, habitante de São Pedro de Sarracenos, foi a primeira mulher a sentar-se à Mesa de Santo Estevão há quarenta anos e desde aí nunca mais faltou:. “Eu e uma colega minha pensámos que se um ano fosse uma ou outra mulher a moda pegava. E fomos pela primeira vez à Mesa de Santo Estevão”, conta a habitante da aldeia. 
Este ano reuniram-se à mesa cerca de 160 habitantes da aldeia que trouxeram ainda dezenas de convidados. A tradição foi-se adaptando. A reunião passou a ser feita no fim-de-semana, para o maior número de pessoas poder estar presente. Outrora a mesa era posta ao ar livre no centro da aldeia, uma tradição que foi também adaptada aos novos tempos. Agora, e para evitar que o tempo pregue partidas, o almoço decorre no salão de festas da casa paroquial, inaugurado em 2013. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário