quinta-feira, 28 de junho de 2018

Adesão dos enfermeiros à greve, em Bragança ronda os 76%

Enfermeiros em greve até às 24 horas de hoje.
O sindicato dos Enfermeiros Portugueses reivindicou hoje uma adesão extremamente elevada à greve de nacional de hoje que convocou, apontando números entre os 70 e 90% em várias unidades de saúde. Na Unidade Hospitalar de Bragança, a adesão é de 76 por cento no turno da manhã. O principal efeito da paralisação fez-se sentir no bloco operatório. Aqui todos os enfermeiros aderiram à greve o que fez com que as 4 cirurgias de urologia programadas fossem adiadas, apenas se realizaram as cirurgias de urgência, com recurso aos serviços mínimos.

Exigem a contratação de mais profissionais para compensar a passagem do regime de 40 para 35 horas semanais a partir de domingo. Guadalupe Simões, presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses diz que o Governo se comprometeu a reforçar o quadro durante os primeiros seis meses deste ano e tal ainda não aconteceu:

“A poucos dias da entrada em vigor desse regime normal de trabalho o que é verdade é que, ainda não há autorizações da parte do governo que essas actualizações possam vir a acontecer”, disse a presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

Segundo as contas do sindicato são necessários mais cerca de dois mil enfermeiros para compensar a redução de horas destes profissionais e para manter tudo a funcionar.

Se não houver novidades até 1 de Julho, Guadalupe Simões prevê complicações nos serviços: 

“Estamos a falar de profissionais sem qualquer período de integração, que são várias. Não temos a noção se o Ministério da Saúde e o Governo vai permitir e autorizar todas as contratações reportadas das instituições em Outubro do ano passado. E portanto, é uma incógnita o que se vai passar na próxima semana e é bom recordar que estamos em período de férias com todas as consequências que daí podem advir”, referiu   Guadalupe Simões.

Enfermeiros em greve até às 24 horas de hoje para exigir a contratação de mais enfermeiros.

Escrito por Radio Ansiães & Rádio Brigantia 
Foto: Sindicato dos Enfermeiros Portugueses 

Sem comentários:

Enviar um comentário