Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Escuteiros estrangeiros ajudam a manter aldeias do Parque de Montesinho

Cerca de cinquenta jovens escuteiros de França e Bélgica estão a fazer trabalho de voluntariado em aldeias do Parque Natural de Montesinho. Durante o mês de Julho deverão passar pela região cerca de uma centena de escuteiros, que vêm para a região ao abrigo de uma parceria entre O Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) e o serviço de voluntariado internacional. O director do Departamento de Gestão das Áreas Classificadas do Norte do ICNB, Lagido Domingos, explica como surgiu este projecto.
  “Esta é uma iniciativa de voluntariado que já começou há vários anos com os escuteiros belgas e franceses. Este ano, que é o ano europeu do voluntariado, achamos interessante restabelecer uma parceria que já tínhamos no passado, no sentido de pôr as pessoas a circular e conhecerem melhor a nossa realidade”, acrescenta o responsável.
A Brigantia acompanhou o trabalho destes jovens na pacata aldeia de Guadramil, que ganhou vida com a estadia da juventude. Aqui os escuteiros belgas e franceses puseram mãos à obra para construir um parque de merendas, limpar o moinho, a forja, o lagar comunitário, limparam as margens do rio e ainda construíram muros. Gilles Rivet e Margaux Smeyers relatam a experiência vivida em Guadramil.
  “Não temos muitos conhecimentos técnicos, mas com a ajuda das pessoas da aldeia lá conseguimos fazer o trabalho. Estamos a renovar um moinho, limpámos o rio e estamos a construir um parque de merendas. É interessante encontrar pessoas novas, este parque natural é bonito e é interessante conhecer a cultura das pessoas das aldeias”, afirmam os jovens.
  A população da aldeia aplaude esta iniciativa e garante que é fácil comunicar com a juventude estrangeira. Valdemar Roque e Júlio Teixeira contam como foi trabalhar com o grupo de jovens belgas e franceses.
  “É uma alegria. No meio desta gente idosa encontrar esta mocidade aqui é sempre um momento de muita alegria. Se não fosse o trabalho deles, esta recuperação ainda demoraria algum tempo, porque nós aqui temos pouca gente. A média de idades anda entre os 70 a 80 anos, e só com estas ajudas é possível fazer estas obras. Gostei muito da mocidade que está aí, eu falo com eles, que me entendo bem com eles e corre tudo uma maravilha”, constatam os populares.
  Neste momento os jovens voluntários estão a desenvolver actividades nas aldeias de Rio de Onor, Guadramil e Espinhosela, no concelho de Bragança, e na freguesia de Vilar Seco, no concelho de Vinhais.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário