O edifício da antiga alfândega espanhola de Torregamones, junto a Miranda do Douro foi transformado num Posto de Turismo Transfronteiriço. Trata-se de um projecto inovador resultante de um protocolo entre a Câmara Municipal de Miranda e o Ayuntamento de Torregamones e que pretende ser um ponto de passagem obrigatório para quem entra e sai de Portugal, através de Miranda do Douro.
Para o presidente da Câmara este projecto pode ser a semente para o germinar de potencialidades turísticas entre Portugal e Espanha.
“A ideia de termos uma aduana transformada num posto de turismo transfronteiriço pode dar os seus frutos pois podemos ter aqui um conjunto de oportunidades que dê uma nova projecção para o turismo desta região” afirma Artur Nunes. “Esta é uma oportunidade única para que os agentes locais de turismo, os vendedores de produtos regionais também tenham aqui uma oportunidade de promoção e venda de produtos directo ao turista e para que ele quando chega aqui tenha uma ideia muito clara do que pode ver em cada um dos países” acrescenta. Um projecto Ibérico inédito, visto pelo Vice-Presidente do Turismo do Porto e Norte como vital para a troca de informações entre o Norte de Portugal e a região de Castela e Leão.
“Antes parávamos aqui, tínhamos dificuldades em passar mercadorias e às vezes era complicado voltar, hoje há aqui um convite para uma informação completa e detalhada sobre todo o Porto e Norte e também sobre Castela e Leão” afirma Júlio Meirinhos, considerando que “são duas regiões vitais”.
Para o alcaide de Torregamones, este projecto de cooperação territorial é fundamental para a sobrevivência das zonas rurais.
“Tem uma importância fundamental porque num povo como o nosso que tem uma certa atracção turística porque temos monumentos e zonas de interesse para visitar e por isso é importante darmo-nos a conhecer” refere Xavier Sanchéz. “Este ponto de referência anima o turista a entrar no nosso povo”.
A inauguração deste posto de turismo marcou as comemorações dos 466 anos de elevação de Miranda do Douro a cidade.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário