Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

APADI investe 500 mil euros para remodelar instalações

A APADI vai avançar com um projecto de remodelação total da instituição. O objectivo é criar melhores condições para os utentes apoiados pela Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual, de Bragança.   Celina Mesquita, uma das fundadoras da APADI, afirma que aquela casa já tem 30 anos e são precisos novos espaços para garantir o bem-estar dos utentes.“Vamos fazer uma grande obra na instituição. Vai ser toda requalificada. Já começámos com os quartos e vamos alterar toda a parte de actividades, as salas de actividades, também toda a parte social. O investimento vai ultrapassar os 500 mil euros, porque vai ser uma obra de grande envergadura, vai ser uma remodelação total, porque a casa já tem 30 anos”, realça a responsável.Este projecto vai ser candidatado para a obtenção de financiamento, mas Celina Mesquita afirma que a instituição também terá que suportar parte do investimento. Por isso, a APADI procura angariar os seus próprios recursos. Exemplo disso é a exposição de Natal que está a decorrer na instituição, com diversos artigos para venda.“A primeira parte da exposição é tudo trabalhos feitos no Centro de Actividades Ocupacionais pelos monitores com os utentes, na outra parte temos edredões, atoalhados, lençóis e também trabalhos feitos por pessoas amigas que oferecem à instituição nesta altura e trabalhos que são feitos por nós. Há fábricas que nos oferecem rolos de tecido e depois nós confeccionamos artigos para a casa”, salienta Celina Mesquita. Celina Mesquita lembra que as despesas da instituição são elevadas, mas realça que o mais importante é o empenho diário de todos os colaboradores no tratamento dos utentes.“Se vendermos muito nós ganhamos mais dinheiro, mas eu digo sempre que para nós é importante o dinheiro porque estamos a falar de uma casa que tem uma despesa enorme. Nós temos à volta de 60 funcionários e 77 utentes internos e 10 no CAO, por isso precisamos de dinheiro. Mas a parte mais importante é este calor humano”, enaltece a fundadora da instituição. A APADI conta avançar com as obras do projecto de remodelação da instituição durante o próximo ano.
Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário