Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cooperativa de Carrazeda pede ajuda à câmara

A crise toca a todos e a Cooperativa Agrícola de Carrazeda de Ansiães não foge à regra das organizações com problemas financeiros.O presidente da cooperativa foi à última Assembleia Municipal de Carrazeda, em que foi aprovado o plano e orçamento de 2012, desafiar o poder político local a ajudar a instituição.  “A situação não é desesperada mas é má e eu faço aqui um apelo aos políticos para que se debrucem sobre o problema e digam se querem que a cooperativa continue a funcionar no concelho, se queram ajudar a cooperativa que nunca recebeu um cêntimo da câmara de Carrazeda” refere João Rodrigues, lembrando que “nos foram prometidos seis mil contos e depois retiraram-no completamente”. Diz ainda que “como o Governo ajuda determinadas empresas também a câmara deverá dar uma ajuda a nível local. Com umas pequenas migalhas resolvia-se o problema da cooperativa”.
O também deputado municipal do PS explicou aos membros da Assembleia e do executivo camarário, que a Cooperativa, que nasceu como grémio da lavoura após o 25 de Abril de 1974, é importante para o desenvolvimento agrícola do concelho de Carrazeda, nomeadamente através do seu lagar de azeite.“A azeitona fica por apanhar e o azeite não tem preço que seja capaz de suportar as despesas para conseguir apanhar a azeitona. Por isso, se conseguirmos dar uma nova dinâmica à cooperativa poderemos ter muitas hipóteses de ajudar também os olivicultores e o concelho” refere.
Por seu lado, o presidente da Câmara de Carrazeda prometeu estar atento à situação da Cooperativa Agrícola, salientando que um eventual apoio terá de estar de acordo com a lei.“O problema da cooperativa é um problema dos sócios e em parte do concelho. A câmara tem estado atenta a esta e outras organizações mas a verdade é que a câmara é obrigada a cumprir a lei no que diz respeito a apoios” argumenta José Luís Correia, acrescentando que “a cooperativa também tem de obedecer ao código cooperativo e dentro das possibilidades, da camara e da lei, nós participaremos”.O actual presidente está há 19 anos à frente da Cooperativa Agrícola de Carrazeda de Ansiães e promete que nas próximas eleições já não se vai recandidatar. Mas antes pretende que a Câmara de Carrazeda possa dar algum apoio para ajudar a organização a respirar melhor.

Escrito por CIR
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário