Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Acessibilidade e Mobilidade para Todos

Entre 13 e 24 de abril a Acessibilidade e Mobilidade para Todos vai estar em destaque em Alfândega da Fé.
A ideia é formar, informar e sensibilizar os agentes locais para as questões relacionadas com a mobilidade e acessibilidade. Isto através de um conjunto de ações de informação/sensibilização promovidas pela Associação LEQUE e que surgem no âmbito da execução do Programa Municipal de Promoção da Acessibilidade de Alfândega da Fé.

Recorde-se que Alfândega da Fé é um dos municípios que integram os Programas de Promoção da
Acessibilidade no âmbito do RAMPA - Regime de Apoio aos Municípios para as Acessibilidades, com o objetivo de desenhar “cidades para todos” e dar continuidade ao programa “Portugal mais Acessível”, lançado pelo Governo Português, em Lisboa, no dia 8 de outubro de 2008.

Com a aprovação da candidatura ao Plano De Promoção Da Acessibilidade - Alfândega Inclusiva, no âmbito do Programa Operacional do Potencial Humano (POPH- QREN) Alfândega da Fé quer dar continuidade à eliminação progressiva das barreiras arquitetónicas, sociais e psicológicas que tanto prejudicam a vida dos cidadãos com mobilidade reduzida.
A promoção destas ações de informação/sensibilização insere-se neste objetivo, daí que estejam especialmente direcionadas para pessoas e/ou instituições diretamente relacionadas com o planeamento e desenvolvimento das cidades e vilas, nas suas mais variadas vertentes.
Pretende-se assim, sensibilizar técnicos autárquicos, gabinetes de projetos locais, instituições, operadores de comércio, turismo e transporte para as questões relacionadas com a acessibilidade e mobilidade, ao mesmo tempo que se fornecem os instrumentos necessários e se suscita o debate e troca de experiências que vão permitir desenhar um concelho acessível a todos e para todos.
Em Alfândega da Fé as ações têm lugar no Auditório da Biblioteca Municipal e estão programadas de acordo com o grupo a que destinam. No primeiro dia a ação é dirigida a técnicos Municipais da área de engenharia, arquitetura e urbanismo, enquanto que a 14 de abril se destina a técnicos do município que fazem atendimento ao público. As ações previstas para 16/17 e 23 de abril têm como destinatários IPSS, Agrupamento de Escolas, Centros de Saúde, Associações, entre outros. A ação para os operadores de transporte, turismo e comércio está agendada para 24 de abril. Aformação decorre em 2 períodos, entre as 9.00h e as 12.30h e as 14.00h e as 17.30h, num total de 7h.
in:noticiasdonordesteultimas.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário