Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Associações em dificuldades por falta de financiamento

A sobrevivência da Associação Terras do Sabor pode estar em causa.O alerta chega do próprio presidente.Esta associação, que surgiu há pouco mais de um ano, engloba seis freguesias: Coelhoso, Parada e Paradinha, do concelho de Bragança, e Argoselo, Carção e Santulhão do concelho de Vimioso. 
Mas o presidente teme pela sua sustentabilidade.“A sobrevivência de instituições depende sempre dos apoios que possam receber, caso contrário desaparecem porque não há suporte financeiro”, afirma, acrescentando que “tenho algum receio e estou um bocado pessimista porque se esta candidatura que vamos apresentar agora, não for aprovada ponho em causa a sobrevivência da Associação Terras do Sabor”.
O projecto a que António Santos se refere diz respeito à aquisição de uma máquina com o objectivo de limpar os caminhos rurais das freguesias e assim incentivar o regresso ao cultivo de algumas terras.“É um tractor com pá, com retro e para cortar as silvas dos caminhos”, adianta. “É uma das muitas coisas que faz falta às freguesias, pois esta máquina irá potenciar actividade económica que é sempre baseada na agricultura”, acrescenta, salientando que “geralmente os agricultores abandonam os campos pela falta de acessibilidades aos terrenos, com esta máquina as freguesias podem potenciar a actividade ao melhorar as acessibilidades”.
O investimento ronda os 60 mil euros e vai ser candidatado ao PRODER.O responsável revela que a associação chegou a desenvolver um projecto para disponibilizar internet wireless em todas as freguesias, mas acabou por não ser candidatado por não haver perspectivas de aprovação.“Fizemos o projecto com todos os custos inerentes, mas foi-nos dito que só iriam ser aprovados projecto que potenciassem actividades económicas e como essa candidatura não iria criar riqueza, não foi apresentada”, explica.
A abertura de candidaturas ao PRODER deverá ocorrer durante os próximos meses.
O projecto da aquisição da máquina poderá abrir portas para a entrada de outras freguesias na associação como é o caso de Outeiro e Milhão, no concelho de Bragança e Matela, no concelho de Vimioso.


Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário