Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Freguesia de Beira Grande

A freguesia de Beira Grande está situada no extremo sul do concelho de Carrazeda de Ansiães. É, de resto, a freguesia mais a sul do município, estando muito perto dos vizinhos distritos de Viseu e da Guarda.
Dista dez quilómetros da freguesia-sede, a vila de Carrazeda de Ansiães.
O povoado fortificado de S. Pedro, medieval, representa o remoto povoamento da área em que actualmente se insere a freguesia. Estava implantado num cabeço da margem esquerda do ribeiro do Cibio. As condições de defesa natural são boas e a posição topográfica também, dada a visão que se alcança sobre as terras em redor. O recinto interior seria defendido por um talude, que provavelmente corresponderia a uma linha de muralha.
Em termos de vestígios, apareceu no local cerâmica comum medieval e algumas mós. A própria toponímia também é um precioso auxiliar no que diz respeito à antiguidade do lugar. Vale de Martinho indicia um povoamento que terá começado, pelo menos, na época romana. Diz a lenda que, nesse lugar, um homem, ao colher figos a secar ao sol, viu de repente que os figos se tinham transformado em bolas de ouro.
Quanto a outros topónimos da freguesia, Canais - sistema de pesca fluvial, Cachão - acidente do rio, e mesmo Beira Grande têm evidente sentido geográfico. Há ainda um nome, Gafaria, que tem origem medieval e está relacionado com um hospital de leprosos.
A «Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira» diz o seguinte sobre o topónimo Beira Grande: «A significação é obscura: beira, ou, como aparece no latinismo tabeliónico do tempo, "béria", significa já no século XII a fronteira ou região fronteiriça; mas o sentido não convém aqui, sendo Beira Grande topónimo comparável, nesta obscuridade de sentido, a Beira Valente - aliás os dois únicos no País neste sentido desconhecido. Quererá o vocábulo significar aqui a topografia - "beira" por "costa" (encosta) do monte?».
Em termos administrativos, a freguesia pertenceu inicialmente à freguesia de S. Sebastião do Seixo, mas iria constituir depois freguesia independente. Pertenceu sempre ao termo de Ansiães.
No que diz respeito ao património edificado, uma primeira palavra para a Igreja Paroquial de Santo António. A fachada principal termina em empena truncada por sineira de dois sinos. O seu estado de conservação é excelente graças ao trabalho regular levado a cabo pela comissão Fabriqueira.
A Ermida de Nossa Senhora da Costa, situada no cimo do monte, é um dos mais importantes elementos arquitectónicos da freguesia. A capelinha substitui uma outra que aí terá existido em tempos remotos, representando muito provavelmente um culto pagão. Por fim, a palavra às lendas populares. A lenda da Fonte Santa diz que uma fonte a que acorriam muitos enfermos ficou seca quando tentaram curar lá um burro. A lenda da mulher da cabaça estará relacionada com os Caminhos de Santiago – trata-se de uma imagem de uma mulher com uma cabaça e um pipo.
Área: 1700 ha
População: Cerca de 250 habitantes
Património cultural edificado: Igreja Matriz, Nicho de Stº António, Imagem Grandiosa de Cristo Rei, Três Cruzeiros, um na Rua da Portela, outro na Rua S. Sebastião e outro no Lugar da Fonte Santa, Três Fontanários, um no Largo de Stº António, outro na Rua do Outeiro e outro na Rua da Lameirinha, Edifício da Junta, Escola Primária (desactivada)
Património Paisagístico: Miradouro no Lugar da Seara
Festas e Romarias: Festa de Stº António a 13 de Junho, Grande Festa de Stº António de dois em dois anos no 3º Domingo de Agosto
Gastronomia: Folar da Páscoa, Feijoada à Transmontana, Cabrito Assado no Forno, Caldeirada de Cabrito, Bolos Económicos (Biscoitos)
Locais de lazer: Campo de Futebol de Onze
Espaços lúdicos: Internet gratuita na Freguesia
Lenda: Lenda dos Figos, Lenda da Fonte que tinha Poderes Curandeiros
Orago: Stº António
Principais actividades económicas: Agricultura destacando-se a Vinha, Azeite, Amêndoa, Mel, Indústria de Construção Civil
Colectividades: Associação Cultural Desportiva e Recreativa da Beira Grande


in:retratoserecantos.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário