Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Vimioso acolhe a 6ª edição do Anamnesis

O concelho de Vimioso recebe de amanhã, sexta-feira, a domingo, a sexta edição do encontro de cinema, som e tradição oral “Anamnesis”, uma iniciativa que pretende ser um espaço para se” falar” de cinema na região transmontana.
“O encontro surge da necessidade de dar a conhecer aos realizadores as mais-valias cinematográficas da região, já que no passado foram rodados inúmeros filmes e documentários, que tiveram como pano de fundo as paisagens da região”, avançou Miguel Nóvoa, um dos promotores da iniciativa. A iniciativa reúne alguns filmes que foram rodados na região, aproveitando para se “refletir” sobre a forma como se representa o Nordeste Transmontano através do cinema, numa ação que vai juntar os residentes e realizadores cinematográficos.
O responsável recorda a obra de Michel Giacometti e sua recolha da tradição oral, ou filmes rodados em Trás- os-Montes e assinados por realizados como João César Monteiro, Leonel Vieira, Alfredo Tropa, António Reis, João Botelho ou Margarida Cordeiro. “Este será um espaço de reflexão sobre a forma de fazer cinema, ou seja, como deveremos filmar, realizar de forma única e, ao mesmo tempo, dar a conhecer a paisagem, a cultura e as pessoas transmontanas”, acrescentou o responsável.
Assim ao longo de três dias será mantido o contacto direto entre os realizadores dos filmes e documentários presentes na ação cultural. “A ideia é perceber a razão que leva alguns realizados a escolherem a região nordestina para rodarem os seus trabalhos e toda a complexidade de se fazer um filme”, frisou Miguel Nóvoa.
Alguns do filmes vão ser projetados na antiga escola primária de Caçarelhos, tudo porque uma das sala de aula foi transformada num “laboratório” para os realizadores que se deslocam à região para filmarem os seus trabalhos possam ter um espaço que os “ajude” a construir os seus filmes. “Neste espaço vamos acolher jovens realizadores que queiram vir ao nordeste rodarem os seus filmes”, concluiu.
As sessões de cinema serão ainda repartidas pelo Auditório Municipal de Vimioso e um curral preparado para o efeito situado na aldeia de Caçarelhos.

Por: Francisco Pinto
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário