D. José Cordeiro, na sua mensagem quaresmal, lembra que “o amor à Igreja gera também o amor à Catedral, a casa de todos”.
Os católicos da diocese de Bragança-Miranda são convidados pelo Bispo a fazer a sua renúncia quaresmal em favor da Catedral de Bragança.
Na mensagem de Quaresma, D. José Cordeiro explica que a diocese ainda deve muitos milhares de euros referentes às obras da igreja catedral e apela à generosidade dos fiéis.
“Este é um problema que temos de ser capazes de resolver juntos, com responsabilidade, coragem e confiança”, afirma o bispo da diocese de Bragança-Miranda.
Apesar dos tempos difíceis que a sociedade atravessa e das necessidades de algumas comunidades, D. José Cordeiro mostra-se confiante na caridade generosa dos fiéis da diocese e lembra que este é também um gesto de comunhão.
É na catedral que se celebram os momentos mais significativos da vida de uma Igreja local, lembra o bispo da diocese de Bragança-Miranda, que apela ao sentido de pertença: “sintamo-nos todos pertença da fé da Igreja, sendo que uma Igreja diocesana tem na sua Catedral o símbolo da unidade da fé”.
“Como pedras vivas da Catedral invisível, somos também convidados a ter uma pedra na catedral visível, sinal de uma comunhão que atravessa gerações, mesmo com as que nos precederam na fé, e com aquelas a quem deixarmos este legado, testemunho da nossa peregrinação terrena”, escreve D. José Cordeiro.
“Nenhum de nós pode ser estranho ao outro e à vida da comunidade a que pertencemos, cujo presidente e pastor é o próprio Cristo. Renunciar para dar, porque receber e dar é o dinamismo da Páscoa de Cristo”, pode ler-se na mensagem do bispo da diocese de Bragança-Miranda.
D. José Cordeiro lembra ainda que o Tempo da Quaresma-Páscoa, no contexto mais alargado do Ano Litúrgico, é um tempo decisivo e cheio de possibilidades a não perder, para olhar Jesus Cristo. “Da liturgia à caridade, da catequese ao testemunho de vida, tudo na Igreja deve tornar visível e reconhecível o rosto de Cristo, a centralidade do mistério integral de Cristo”- refere o bispo de Bragança-Miranda.
in:rr.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário