Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Alfândega da Fé já aderiu ao projeto “Go Local: Por uma Cidade Sustentável”


Alfândega da Fé é o primeiro município transmontano a aderir à “Go Local: Por uma Cidade Sustentável”, tornando-se no 10º concelho de Portugal e da Europa a integrar este projeto.
No fundo é a integração de uma rede de cooperação, que visa contribuir para fortalecer e dar maior visibilidade ao papel dos municípios enquanto promotores de um desenvolvimento sustentável. É um projeto que pretende “encorajar os Municípios portugueses a seguir um percurso para a sustentabilidade e apoiá-los a serem voz ativa no desenvolvimento glocal”. 
A adesão de Alfândega da Fé foi formalizada com a assinatura da Declaração de Compromisso Glocal, na passada segunda feira, 4 de março. Trata-se de um documento onde estão expressos os compromissos e metas a atingir para promoção e construção de um futuro mais sustentável. São 5 as premissas a seguir, ou seja, Assumir o Compromisso Local; Comunicar para o Desenvolvimento; Promover um Território de Oportunidades; Criar uma economia inclusiva e Gerir o Ambiente Urbano. Tudo isto assente numa lógica de partilha de boas práticas locais, que permitam estabelecer pontes para o desenvolvimento. Tal vai ser conseguido através da criação de redes de cooperação para dar resposta aos desafios económicos, sociais e ambientais.
O que é facto é que a adesão a este projeto vai contribuir para o desenvolvimento de políticas, programas e serviços que vêm fortalecer o papel municipal no desenvolvimento sustentável, dando continuidade e reforçando o trabalho que o município tem vindo a desenvolver neste campo. Para o efeito já está constituída uma equipa técnica, formada por técnicos do município alfandeguense, que vai acompanhar todo o processo e receber formação nas áreas que compõem as 5 metas. Também vai ser realizado um diagnóstico e desenvolvimento de um plano de ação específico para cada município. 
Recorde-se que “Glocal” é um conceito informal utilizado na educação para o desenvolvimento sustentável que faz a ligação entre as tendências globais e as realidades locais. Daí a importância deste projeto que quer encontrar na especificidade do local resposta para problemas e desafios que são globais. A iniciativa “Go Local: Por uma Cidade Sustentável”TÁVEL” é da responsabilidade do Instituto Marquês Valle Flôr.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário