Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Bragança - Jovens preocupados com o futuro



Realizou-se durante o dia de ontem, no auditório Paulo Quintela, uma sessão do Parlamento de Jovens Secundário. Com a temática “Jovens e o emprego, que futuro?”, foram entregues diversas propostas que agora serão levadas até Lisboa para serem debatidas no parlamento.
A Escola Prática Universal de Bragança e a Escola Profissional de Carvalhais, esta segunda com a ideia vencedora de baixar impostos aos jovens empreendedores, irão levar quatro alunos que representarão o distrito.Segundo Wanderlei Antunes, porta-voz escolhido da região no parlamento, sabe que passa pelos jovens alterar o panorama negativo do país.“O país e o mundo estão numa situação complicada. 
A crise económica e social está em todo o lado. Nós, os jovens, somos os mais prejudicados. Neste âmbito vamos a Lisboa debater o tema “O jovem que emprego e que futuro”.
Mário Trindade, presidente da Sessão do Parlamento de Jovens, partilha da mesma preocupação e vê os jovens a regredir academicamente nos próximos anos.“Um futuro muito complicado onde os jovens vão tomar decisões que não pensavam ter que tomar. Estudaram durante anos a fio para um objectivo e vão chegar ao final do curso, desses anos de investimento, e vão ter que escolher outro caminho. Um caminho cujas exigências são menores que as qualidades e qualificações que têm. As próximas duas décadas vão ser muito complicadas para os jovens em Portugal”.
Manuel Barros, director regional do Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude, exalta a importância do Parlamento Jovem. “O parlamento dos jovens é um programa que surge de uma parceria entre o Instituto Português do Desporto e da Juventude, a Assembleia da República e o Ministério da Educação. Está a decorrer em todo o país e está a ter uma grande adesão. 
A sua importância está no facto de gerar oportunidades de participação cívica e é fundamentalmente um jogo de cidadania”.
A sessão durou toda a manhã e tarde do dia de ontem e foram debatidas ideias sobre o empreendedorismo e as potencialidades dos jovens e da região de Bragança no futuro.

Escrito por Brigantia


Sem comentários:

Enviar um comentário