Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Está de volta o Festival Internacional de Música Tradicional de Macedo de Cavaleiros

O espetáculo bienal regressa em 2013, a 30 e 31 de agosto, com um cartaz internacional que fará as delícias de todos. Além da bonita Praça das Eiras, onde decorrem as atuações de palco, a cidade deixa-se contagiar pelos grupos de animação de rua, que servem de “aperitivo” para a festa.
E o ambiente de festa é muito, com o público a tornar-se, de facto, protagonista do festival, onde são poucos os que conseguem resistir a “bater o pé” ou a saltar para a dança junto ao palco. Por aqui passarão ritmos contagiantes da música tradicional portuguesa, galega e árabe, onde se juntam os grupos macedenses que partilham estas sonoridades.
No primeiro dia, sexta-feira, sobem ao palco: António Gomes e Bruno Mazeda, dois jovens macedenses de 14 e 15 anos respetivamente. Amigos e alunos do conservatório tocam gaita de foles e precursão e interpretam música celta; Oscar Ibáñez, professor e especialista em gaita galega, tem um percurso musical assinalável com atuações na Europa e que agora apresenta o seu primeiro disco a solo “Alén do mar”; Convinha Tradicional é um projeto nascido em 1994, interpretam temas tradicionais portugueses, com recursos a instrumentos diversos e várias vozes.
No segundo dia, sábado, a Praça das Eiras recebe: Grupo Cantarolar, intérprete de muitos ritmos tradicionais, a que se juntam alunos das aulas de viola cavaquinho e acordeão do 1º ciclo e do apoio às associações culturais que há 4 anos se realizam em regime noturno; Léo e Jéssica, dois irmãos de 18 e 17 anos respetivamente. Léo toca gaita de foles há 8 anos e Jéssica precursão há 6 anos, arte aprendida na Escola EB 2, 3 de Macedo. Interpretam música tradicional mirandesa e já aturam um pouco por todo o país e em Itália. Dunya, um outro grupo a passar no palco da Praça das Eiras, apresenta música tradicional árabe, do tempo da rota da seda, a que se acrescenta interpretação da dança do ventre.
Um dos grupos em destaque são os Realejo que assumem uma música tradicional com raízes celtas, agarrando a plateia logo nos primeiros acordes.
A animação de rua está a cargo de Kate Gass e Raul, António Gomes e Bruno Mazeda, Leo e Jéssica, Toca a Bombar das Arcas, Banda de Latos de Bagueixe, Pauliteiros de Salselas, Fanfarra de Limãos, Grupo de Bombos de Ala, Fanfarra de Vale da Porca, Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo, Caretos de Podence.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário