Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Escola requalificada por menos dinheiro que o previsto

Foram inauguradas ontem as obras de requalificação da Escola EB 2/3 de Vimioso. Esta intervenção era reclamada há mais de uma década e foi agora concretizada num estabelecimento de ensino que alberga cerca de 300 alunos.  
O vice-presidente da câmara diz que “era importante substituir o telhado quer do pavilhão, quer da escola porque além de ser de amianto estava em avançado estado de degradação e chovia no interior”. Além disso “também era necessário substituir a caixilharia porque os alunos não suportavam o frio nas salas de aula”, acrescenta.
A concretização do projecto arrastou-se durante vários anos. Jorge Fidalgo salienta que a obra acabou por se fazer bem menos dinheiro do que o inicialmente previsto. “Ao longo de vários anos não conseguimos ter receptividade junto do Governo mas há dois anos e meio atrás conseguimos encontrar uma fórmula de financiamento não para o projecto inicial que era de três milhões de euros mas sim para um projecto menos ambicioso, mas o suficiente e o necessário para dar condições a alunos e professores”, explica.
Na inauguração esteve presente o secretário de estado da educação e da administração escolar.
João Casanova de Almeida considerou esta requalificação um exemplo para o país. “O projecto que havia para esta escola custava cerca de três milhões de euros e a câmara fez outro projecto que tem em conta as necessidades e consegue realizar esta obra por 840 mil euros”, refere, acrescentando que “é um bom exemplo de como racionalmente se devem aplicar os dinheiros públicos e sem desperdício daquilo que existe, tendo em conta o que é aproveitável”.
A requalificação da Escola EB 2/3 de Vimioso custou 840 mil euros financiados em 85% pelo Programa Operacional do Norte e 15% pelo Ministério da Educação.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário