A Associação dos Apicultores do Parque Natural do Douro Internacional (AAPNDI) alertou, ontem, os produtores para uma praga de vespas asiáticas que entrou em Portugal e já foi avistada em Vila Real.
Esta vespa se não for erradicada pode mesmo por em causa a actividade apícola, pois é altamente venenosa. “ É uma vespa asiática que foi introduzida num porto em França e foi-se espalhando aqui pelo sul da Europa, por Espanha e Norte de Portugal e está a afectar muito os apicultores e por isso temos que alertá-los para a existência e para a eliminação desta praga”, explica o técnico da Associação, Vítor Ferreira.
Este responsável esclarece, ainda, que as pessoas que encontrem os ninhos destas vespas devem alertar as autoridades. “ A Protecção Civil já avisou as populações que virem esses ninhos devem contactar a Protecção Civil ou Bombeiros ou até algum apicultor para destruir o ninho. Elas, se forem obstadas, podem reagir e têm ferrão e veneno e podem picar”, acrescenta.
As vespas asiáticas distinguem-se das outras pelo seu tamanho, que é bastante maior.
O alerta foi deixado, ontem, durante a palestra “Fomento da Actividade Apícola”, organizada pela Associação dos Apicultores do Parque Natural do Douro Internacional, e inserida na Feira dos Gorazes em Mogadouro.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário