Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Obras no túnel do Marão retomadas até junho

De visita a Bragança, o primeiro-ministro garante que a obra que vai permitir a conclusão da A4 entre Trás-os-Montes e o Porto é para avançar em breve
Pedro Passos Coelho, avançou hoje, em Bragança, que espera retomar "durante o primeiro semestre de 2014" as obras no Túnel do Marão paradas há mais de dois anos.
Os trabalhos da autoestrada do Marão, entre Vila Real e Amarante, que inclui o túnel, estão parados há quase dois anos devido a dificuldades financeiras do consórcio construtor, liderado pela Somague.
O primeiro-ministro lembrou hoje que já anunciou várias vezes a intenção do Governo "desbloquear este assunto", e avançou com um novo prazo para o reinício das obras, agora apontado até ao final do primeiro semestre, ou seja até junho.
"O Estado resgatou essa concessão e nós iremos retomar essas obras muito brevemente e espero que nos próximos meses essa questão fique desbloqueada", afirmou, em Bragança, à margem de uma sessão com militantes locais sobre a sua recandidatura a presidente do PSD.
Passos Coelho recordou que o Governo considerou "muito importantes" e que "era preciso prosseguir" com as infraestruturas em curso na região de Trás-os-Montes, de onde é natural, enquanto "bloqueou" ou "reconverteu" outras obras em curso no país, nomeadamente no âmbito das Parcerias Público Privadas Rodoviárias.
A concessão do Marão é a que falta construir para que seja possível viajar entre a fronteira, em Bragança, e o Litoral, no Porto, sempre em autoestrada.
"Eu espero que essa questão possa ficar desbloqueada muito em breve", reiterou o primeiro ministro.
Depois de dois anos de obra parada, em junho o Estado rescindiu o contrato de concessão do Túnel do Marão invocando justa causa fundada no incumprimento por parte da concessionária Autoestrada do Marão.
Entretanto a concessão da autoestrada passou para as mãos da EP - Estradas de Portugal.
Em agosto, o presidente da EP, António Ramalho, afirmou que seriam precisos mais dois anos e 150 milhões de euros para concluir a Autoestrada do Marão. Ou seja, segundo explicou na altura, para os trabalhos avançarem, será necessário abrir um novo concurso público internacional, o que demorará pelo menos um ano.
Depois, de acordo com o presidente da EP, serão ainda precisos mais "oito a nove meses para concluir a obra".

Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário