Compreendendo um território de mediana extensão, sito na franja ocidental concelhia e a confrontar com os vizinhos municípios de Vinhais (a noroeste9 e Macedo de Cavaleiros (a sudoeste), a freguesia de Sortes dista uma dúzia de quilómetros da capital concelhia (que lhe fica a nordeste, com ligação rodoviária através do IP 4 ou, em alternativa, da E.N. 15).
É algo acidentada a topografia deste rincão paroquial, sito na encosta oriental da Serra da Nogueira, a uma altitude média que rondará os setecentos metros. Junto aos limites com Rebordãos, na extrema noroeste da freguesia, regista-se a mais elevada cota de altitude de todo o concelho – 1379 metros. Para além do povoado que a encabeça, Sortes inclui ainda as aldeias anexas de Lanção e Viduedo, somando um total de 380 residentes.
Essencialmente rural, esta freguesia conheceu já, a partir de 1929 e com a instalação da via férrea com a respectiva Estação de Sortes, um assinalável surto de desenvolvimento, a freguesia haveria porém de regressar a um certo marasmo primordial, sobretudo a partir da desactivação da referida Linha do Sabor.
É deveras relevante o património arqueológico local, incluindo as bem conhecidas gravuras rupestres ao ar livre do alto da Senhora da Serra, onde se ergue um templete aquela invocação assaz concorrido pelos finais de Agosto, altura em que ali tem lugar uma pitoresca festividade.
As insculturas da chamada Fraga dos Fusos poderão representar, eventualmente, um tipo de punhais geralmente associado ao Calcolítico (M. Jesus Sanches). No alto de Santana, por seu turno, terão surgido já indícios materiais de estruturas (provavelmente habitacionais) – pedaços de tijolo grosso e pedra sumariamente aparelhada, bem assim como mós manuais circulares, geralmente associadas a povoados castrejos ou da romanização.
O topónimo “Sortes” não oferecerá grandes duvidas interpretativas em relação à respectiva etimologia: tratar-se-á por certo de uma alusão à divisão de propriedades rústicas, quiçá ainda em época suevo-visigótica ou da reconquista cristã, como pretende o articulista da “Grande Enciclopédia”. Vale bem a pena visitar a pitoresca aldeia de Sortes, com sua Capela do Divino Salvador a destacar-se no casario, recordando as suas antigas funções de templo paroquial.
Nos seus alçados laterais vislumbram-se antigos arcos redondos, agora entaipados, denotando importante reformulação na respectiva traça. De dimensões algo modestas, o imóvel apresenta um (actual) pórtico principal em esquadria e liso, com acesso através de escadaria fronteira. Na pequena sineira alçada lateralmente, figura gravada a data de 1693. Junto fica um exemplar solarengo de razoável traça, conhecido por Casa do Rodrigues.
Em Viduedo, ali a dois passos, fica um outro templo mais amplo e imponente, todo edificado em perfeita cantaria à vista e denotando possível traça a um austero gosto neoclássico, dos finais do século XVIII ou inícios do seguinte, provavelmente. Em Lanção há uma outra capela.
Tradições
As festas têm sempre uma componente religiosa, sendo vividas com muita fé, mas trazem também muita alegria e diversão, com muita música e dança.
Os jogos tradicionais proporcionam o convívio entre a população. Actualmente, os jogos mais praticados nesta freguesia são: jogo do pião, jogo da malha, jogo do fito e o jogo da sueca.
in:cm-braganca.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário