Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 11 de outubro de 2014

Alfândega da Fé pretende afirmar as potencialidades da montanha no contexto económico, turístico e cultural

No mês de novembro Alfândega da Fé vai celebrar a montanha com a realização de uma Festa que pretende afirmar as potencialidades da montanha no contexto económico, turístico e cultural.

A primeira edição da Festa da Montanha acontece de 7 a 9 de novembro na freguesia de Sambade. Trata-se de uma aldeia situada em plena Serra de Bornes, uma das maiores freguesias do concelho, que sempre soube “tirar” da serra o seu sustento. 

É essa mesma riqueza das áreas de montanha que a Câmara Municipal, responsável pela organização do evento, em conjunto com a Junta Freguesia, quer ver valorizada e potenciada durante os três dias da Festa da Montanha. A primeira edição deste evento traduz a vontade de ver dinamizadas as áreas rurais do concelho, fazendo das suas características endógenas factores de crescimento e desenvolvimento. 

Muito mais do que um simples mercado ou mostra de sabores e atividades económicas, a Festa da Montanha vai ser momento de debate, reflexão, divulgação e fruição de todas as potencialidades destas áreas. Daí que à mostra e venda de produtos característicos da montanha, se juntem atividades desportivas e lúdicas, se elogiem as actividades económicas e as histórias e lendas associadas à serra, que noutros tempos foi conhecida como Serra de Monte-Mel. 

Um evento cultural, turístico e económico, que no fim-de-semana que antecede o S. Martinho vai fazer da castanha um dos “pratos” principais. Mas, se a castanha é um produto de excelência desta freguesia do concelho de Alfândega da Fé, as potencialidades da montanha não se esgotam neste fruto. Quem passar por Sambade pode ser surpreendido por um convite para apanhar e degustar cogumelos silvestres, passear pelos trilhos da Serra de Bornes ou até descobrir a importância de actividades como a apicultura e a pastorícia.

Quem for amante de caça ficará a conhecer o porquê desta ser considerada uma das melhores zonas de caça da região. O evento faz-se também à mesa, altura em que decorre o fim-de-semana gastronómico da Turismo Porto e Norte nos restaurantes aderentes.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário