Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Alunos do IPB podem inscrever-se directamente na Ordem dos Engenheiros

Os alunos dos cursos de engenharia do Instituto Politécnico de Bragança já não precisam de fazer um exame para serem admitidos na Ordem dos Engenheiros. Ontem foi assinado um protocolo entre as duas instituições que permite aos finalistas inscreverem-se directamente na Ordem.
Além de permitir aos engenheiros iniciarem a vida profissional mais cedo, o protocolo pretende aproximar a ordem dos alunos, promovendo um conjunto de iniciativas e formação complementar na área das engenharias. 
O Presidente do Conselho Directivo da Região Norte da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, acredita que esta aproximação irá servir para perceber melhor os problemas dos engenheiros do distrito de Bragança. “Os problemas específicos da engenharia em Bragança não são idênticos aos de qualquer outro local do país. Nós também temos que aprender com isso para termos um papel de melhoria naquilo que são as expectativas dos engenheiros desta região”, frisa Fernando Almeida Santos. 
Este protocolo surge numa altura em que os cursos de engenharia tem cada vez menos alunos. O curso de engenharia civil é o que tem menos alunos em todo o país. Algo que preocupa Fernando de Almeida Santos. “Existem 31 licenciaturas de engenharia de civil e, este ano, apenas 65 pessoas procuraram este curso como primeira opção. È assustador”, considera o responsável. 
No IPB este foi um dos cursos que não teve alunos interessados nos concursos de acesso ao ensino superior, juntando-se a mais três engenharias. No entanto, o presidente do Instituto Politécnico acredita que os alunos estrangeiros, de cursos de especialização tecnológica e dos concursos especiais podem preencher estas vagas. “Temos o número nos cursos de engenharia, adequado às capacidades existentes. Não se verifica que haja uma redução acentuada de alunos destes cursos, como acontece a nível nacional”, sublinha Sobrinho Teixeira. 
Declarações à margem da comemoração do Dia da Ordem dos Engenheiros que decorreu ontem no Instituto Politécnico de Bragança. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário