Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Espaços da Polifonia chega a Bragança

No próximo dia 26 de Outubro, pelas 17h00, na Igreja do Mosteiro de Castro de Avelãs (Bragança) terá lugar um concerto pelo grupo Cappella Musical Cupertino de Miranda, sob direção de Luís Toscano.

A iniciativa insere-se no Ciclo de Concertos Espaços da Polifonia, promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCNorte), no âmbito do projeto Entre o Sagrado e o Profano: dinamização do património religioso medieval, através da qual se pretende dar maior visibilidade a um conjunto diverso de monumentos classificados e intervencionados sob a tutela da DRCNorte, bem como à sua capacidade de acolhimento do visitante/público. 

O Ciclo Espaços da Polifonia propõe-se desenvolver uma série de espetáculos de música sacra, tendo como cenário os templos para os quais foi criada, potenciando, deste modo, um ambiente mais propício à comunicação da sua espiritualidade, ou seja, à sua fruição plena. A DRCNorte está assim a promover um programa de polifonia sacra de autores portugueses, associando duas heranças: a do património arquitetónico e a do património musical. 

O Ciclo Espaços da Polifonia decorrerá até Junho de 2015, encontrando-se os concertos disseminados pela região Norte: Mosteiro de Rendufe, Amares; Mosteiro de Grijó, Gaia; Igreja de Castro de Avelãs, Bragança; Mosteiro de Pombeiro, Felgueiras; Igreja Paroquial de Stª Leocádia, Chaves; Igreja de Algosinho, Mogadouro; Igreja Paroquial de Covas do Barroso, Boticas; Igreja Matriz de Cárquere, Resende; Igreja de Santa Clara, Porto; Igreja do Mosteiro de Leça do Balio, Matosinhos e Igreja Paroquial de Roriz, Santo Tirso. 

O Ciclo Espaços da Polifonia constitui uma ação da operação Entre o Sagrado e o Profano: dinamização do património religioso medieval, projeto financiado pelo Programa Operacional ON2 – NORTE (Eixo Prioritário III - Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial), cujos objetivos são a valorização do património cultural classificado imóvel e arqueológico, bem como potenciar o património como fator de dinamização, animação e desenvolvimento local. 

A operação Entre o Sagrado e o Profano propõe um novo olhar sobre a identidade do território da região norte construída a partir da relação visceral entre os edifícios de igreja do período medieval e o território, e cria condições para o desenvolvimento de atividades ligadas às “indústrias culturais e criativas”, partindo do conceito de “indústria cultural” como expressão da ligação entre Arte e Economia, consequência do desenvolvimento das atividades culturais como importante fonte de riqueza e de trabalho. 

Felicidade Ramos
in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário