Em curso estão já as as empreitadas de requalificação na Capela da Senhora da Lapa, em São Mamede de Ribatua, em Alijó, e na Igreja de Guide, Mirandela
Várias empreitadas, no valor de 1,58 milhões de euros, estão em curso no Vale do Tua, em Trás-os-Montes, para reabilitar património religioso em que se inclui o restauro de uma das maiores coleções de ex-votos existentes em Portugal.
O Santuário do senhor de Perafita, em Alijó), no distrito de Vila Real, é o guardião deste espólio e faz parte do conjunto de ações a decorrer no âmbito do protocolo celebrado, em 2013, entre a Direção Regional de Cultura do Norte e a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua, divulgaram hoje os promotores.
As acções de reabilitação e valorização do património cultural são financiadas pela EDP, a concessionária da barragem em construção naquela zona, e contemplam oito imóveis dos cinco concelhos da área de influência da hidroelétrica, nomeadamente Alijó, Murça, Carrazeda de Ansiães, Mirandela e Vila Flor.
De acordo com a informação divulgada, “a Direção Regional de Cultura do Norte é a entidade coordenadora, competindo-lhe a elaboração dos projetos de intervenção, o lançamento das empreitadas e respetivo acompanhamento das obras, sempre em estreita articulação com os municípios.
Os imóveis a intervir foram selecionados tendo como critérios-base o valor patrimonial e a necessidade de reabilitação, segundo ainda os promotores.
Os beneficiários destas intervenções são a Capela da Senhora da Lapa, em São Mamede de Ribatua, e o Santuário do Senhor de Perafita, no concelho de Alijó, a Capela da Misericórdia de Murça, o sítio arqueológico do Cabeço da Mina, no concelho de Vila Flor, a Igreja da Lavandeira, no concelho de Carrazeda de Ansiães; e as igrejas de Avantos, Abambres e Guide, em Mirandela.
Em curso estão já as as empreitadas de requalificação na Capela da Senhora da Lapa, em São Mamede de Ribatua, em Alijó, e na Igreja de Guide, Mirandela.
Em fase de arranque está a requalificação do Santuário do Senhor de Perafita, em Alijó, onde “está prestes a iniciar-se a primeira fase da intervenção, que contempla o restauro de uma das maiores coleções de ex-votos (oferendas de devotos) existentes em Portugal”.
Esta coleção “é formada por 94 tábuas votivas de óleo sobre madeira e metal, datadas de 1758 a 1896”, de acordo com a informação disponibilizada.
A intervenção nestes santuária contempla, além da reabilitação física, a instalação de um centro interpretativo na Casa dos Milagres.
Lusa
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário