Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 8 de março de 2015

Dois transmontanos vão gerir os 3,8 mil milhões do Norte 2020

Análise política à escolha dos dois vogais para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte:
Tal como o Mensageiro de Bragança noticiou em tempo oportuno, Jorge Nunes, ex-presidente da Câmara Municipal de Bragança, foi escolhido, pelos presidentes de Câmara do Norte, para ser indicado ao governo para a Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Norte, conhecido por «Norte 2020», que vai gerir os fundos comunitários a aplicar em toda a Região Norte nos próximos 6 anos.
Tendo em conta que a Comissão em causa é constituída por 3 elementos e que 2 deles são de Trás-os-Montes – um de Bragança e o outro de Vila Real - procurámos algumas informações dos bastidores para se perceber melhor o que se passou para o interior transmontano conseguir colocar dois nomes na referida Comissão.

Carlos Duarte chumbado pelo governo - Américo Pereira rejeitado pelos autarcas minhotos

Esta Comissão é constituída pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDRN), que nela tem assento por inerência de funções, por um representante das autarquias, que pode ou não ser aceite pelo governo, e por um terceiro elemento da escolha exclusiva do próprio governo.
O primeiro nome a ser indicado pela Associação Nacional dos Municípios Portugueses, numa deliberação consensual entre os autarcas do PSD e do PS, do Norte, foi o de Carlos Duarte, que, no entanto, foi rejeitado duas vezes pelo governo.
Perante esta situação houve presidentes de Câmara a defenderem que se devia insistir no mesmo nome, até ao fim. No entanto, perante a intransigência do governo em aceitar o nome de Carlos Duarte, os presidentes de Câmara do Norte dividiram-se e o PS e o PSD não chegaram a acordo para indicar outro nome que merecesse o consenso dos dois partidos.
Foi assim que, do lado do PS, surgiu o nome do presidente da Câmara de Vinhais, Américo Pereira, e do lado do PSD surgiu o nome de Francisco Araújo, ex-presidente da Câmara de Arcos de Valdevez.
Américo Pereira começou por ter o apoio dos autarcas socialistas do interior transmontano e do Porto, bem como o apoio dos presidentes das Federações de Bragança, do Porto e de Vila Real, para lá do apoio de Jorge Gomes, membro do Secretariado Nacional. À partida teria ainda o apoio de alguns autarcas do PSD, dos distritos de Bragança e Vila Real, já que o primeiro nome escolhido pelo PSD era do Minho.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário