Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

DESTEQUE gere fundos comunitários da Terra Quente

A DESTEQUE, Associação de Desenvolvimento da Terra Quente Transmontana, viu aprovada, na 1ª fase, a sua candidatura ao Desenvolvimento Local de Base Comunitária. 
Na prática, este reconhecimento significa que vai poder continuar a gerir fundos comunitários destinados ao desenvolvimento rural no seu território de acção, neste caso nos concelhos de Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães e Alfândega da Fé.
Aurora Ribeiro, Coordenadora técnica da Desteque, não esconde a "satisfação" com esta aprovação Agora vai ser idealizado um plano de ação que será submetido à 2ª fase de candidatura. 
Aurora Ribeiro estima que "venha a ter um envelope financeiro de 6 milhões de euros, com cerca de 60 por cento a serem destinados para promover o emprego". Para além disso, há outros desafios como a demografia, a sustentabilidade dos territórios rurais, criação de capital humano, criação de capital social e do reforço da capacidade institucional. 
Aurora Ribeiro destaca uma clara mudança de paradigma. "Os promotores querem trabalhar em rede, ganhar escala, na comercialização e promoção por forma a garantir riqueza e fixação de pessoas na região", diz. 
No anterior quadro comunitário de apoio, a Desteque, através da abordagem LEADER, realizou um investimento total próximo dos 19 milhões de euros, 12 milhões de despesa pública, o que contribuiu para assegurar 370 postos de trabalho. 

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário