Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Já abriu o primeiro núcleo museológico do Museu da Memória Rural

Chama-se Núcleo Museológico do Lagar de Azeite de Lavandeira e foi inaugurado no passado sábado, dia 4 de abril, na aldeia duriense.

A aldeia de Lavandeira, situada na parte terminal do planalto carrazedense, no interface com o vale do rio Douro, onde se desenvolve a Paisagem Cultural Evolutiva e Viva classificada pela UNESCO como Património da Humanidade, já tem um núcleo museológico, o primeiro do projecto de musealização do território que o Museu da Memória Rural de Carrazeda de Ansiães, com sede em Vilarinho da Castanheira, está a implementar no terreno.

No passado sábado foi dia de festa na aldeia de Lavandeira. Mais de uma centena de pessoas esteve presente para assistir à abertura do novo equipamento cultural que também pretende ser mais um polo de atractividade turística do concelho de Carrazeda de Ansiães.

José Luis Correia, presidente da autarquia, na cerimónia de inauguração sublinhou a importância do património cultural no processo de desenvolvimento local e sobretudo o papel das tradições e manifestações do património imaterial que definem os particularismos culturais do seu concelho. Referindo-se ao Museu da Memória Rural disse que este é um projecto cada vez mais dos carrazedenses e dos durienses e que os traços culturais que definem a cultura rural deverá ser um motivo de orgulho para todos os que habitam este território.

O novo núcleo museológico resultou da recuperação de um antigo lagar de azeite que se encontrava em ruínas e que agora irá começar a funcionar como um espaço didáctico e expositivo das técnicas tradicionais relacionadas com o fabrico do azeite. 

O projecto de recuperação e musealização da antiga estrutura é o resultado de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães e a União das Freguesias de Lavandeira, Beira Grande e Selores que desta forma devolvem à população o antigo edifício para fruição pública. Este novo núcleo museológico é o primeiro polo de uma rede mais abrangente de pequenas unidades museológicas que a autarquia está a montar no seu território sob a marca referencial de Museu da Memória Rural.

O Núcleo Museológico do Lagar de Azeite de Lavandeira vai mostrar ao visitante como era produzido o azeite num antigo lagar de prensa de parafuso central. Todo o processo relacionado com esta antiga actividade económica encontra-se aqui retratado ao nível de um discurso museográfico que se inicia na apanha da azeitona, no seu transporte, na sua limpeza antes da entrada no lagar, nas “pulhas” trocadas entre ranchos de jornaleiros e nos processos de moagem, prensagem e, finalmente, na operação que levava à obtenção do fino fio de azeite. 

O discurso é sustentado num design gráfico e em documentos de vídeo que recorrem a imagens de recolha etnográfica e a documentação fotográfica antiga, suportes que são sempre apoiados em textos sintéticos resultantes de um trabalho de investigação científica e em explicações com cariz pedagógico.

Com a abertura deste espaço o conceito do Museu da Memória Rural alarga-se, tornando-se desta forma mais abrangente e polarizado, passando a agregar o primeiro de outros pequenos núcleos museológicos que num futuro próximo a autarquia pretende espalhar pelo território do concelho de Carrazeda de Ansiães. 

Ainda durante 2015 será efectuada a abertura do terceiro núcleo do Museu da Memória Rural, o Núcleo Museológico da Telha em Luzelos.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário