Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Municípios ganham voz nas políticas educativas

A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes está a delinear com a DGESTE – Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares a oferta formativa para o próximo ano lectivo, nomeadamente na área de formação profissional.
Os municípios, a par dos agrupamentos de escolas, vão dar o seu parecer quanto à distribuição e organização dos cursos profissionais a ser ministrados na região. 
Américo Pereira, presidente da CIM, destaca a importância de “pela primeira vez as Comunidades Intermunicipais” serem “parceiros efectivos para o delinear das políticas educativas para a região. 
Estivemos a tentar concertar posições no sentido de sabermos onde vão funcionar os cursos e quais as turmas e as necessidades do território. É importante casar muito bem a oferta com a procura e não massificar os cursos”. A definição da rede de formação deve estar concluída até dia 15 de Abril. 
Na reunião da CIM de ontem em Mirandela foi ainda discutida a situação das escolas da área da CIM que precisam de obras. À Comunidade Intermunicipal está também a ser pedida a colaboração para apresentar um mapeamento das instituições de ensino a ser intervencionadas. “Há escola na área da CIM que ainda não foram intervencionadas, que transitaram para este novo quadro. 
O que a equipa directiva do PO (Programa Operacional) regional nos está a pedir é que façamos mapeamento dessas necessidades, que sejamos claros a explicar quais as necessidades em termos de recuperação dos edifícios escolares na região”, explica o representante doa autarcas. 
De acordo com Américo Pereira, as escolas a requalificar no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio vão ser definidas pela CIM, numa posição concertada entre os 9 municípios. “Há um envelope financeiro fechado e somos nós que vamos dizer que para aquele montante quais as obras que vamos fazer”, refere. 
O presidente da CIM não adianta para já quais as escolas consideradas prioritárias, mas esclarece que até ao dia 9 de Maio a discussão acerca das necessidades de intervenção nos equipamentos escolares terá de estar concluída. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário