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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Natividade e Cordeiro Místico

Museu: Museu Abade de Baçal
N.º de Inventário: 64
Supercategoria: Arte
Categoria: Escultura
Denominação: Bom Pastor
Título: Natividade e Cordeiro Místico
Autor: Desconhecido
Local de Execução: Goa (?)
Datação: XVII d.C.
Matéria: Marfim
Dimensões (cm): altura: 60; largura: 32; diâmetro: longitudinal - 9; transversal/ base - 11; comprimento: 11; 
Descrição: Escultura em marfim cuja base é alteada e dividida em três registos horizontais. No registo inferior, surge, deitada na gruta, uma santa penitente (Maria Madalena?) rodeada por um rebanho e do lado direito tem um leão. No registo intermédio, surge representado um Presépio com a Sagrada Família, Anjos, Pastores e animais. O registo superior apresenta frondosa folhagem e água que corre da Fonte da Vida onde bebem pássaros e cordeiros (metáfora da Cristandade). Ao centro da composição surge o Menino (Bom Pastor) em meditação sentado com as pernas cruzadas e pendentes faltando-lhe parte do pé esquerdo, tem cabaça presa à cintura do lado direito e, no joelho esquerdo, um cordeiro sobre o qual apoia a mão esquerda e no ombro esquerdo outro cordeiro. O Menino surge como guardião de rebanhos. Na parte superior está representado o Padre Eterno (meio corpo de homem com barrete na cabeça,
cabelos e barbas longas segurando esfera na mão esquerda, simbolizando o globo terrestre e abençoando, acompanhado pela Pomba do Espírito Santo). A composição simétrica da peça, própria da arte oriental é evidenciada na estilização da árvore da vida (Jessé) cujo tratamento vegetalista com hastes floridas constitui também uma característica desse estilo.
Incorporação: Outro - Fundo Antigo do Museu

Direção Geral do Património Cultural

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