Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Tiago Pereira, o realizador que filma velhinhas

O realizador Tiago Pereira, talvez o maior difundidor atual da música tradicional portuguesa, passou 10 dias em Trás-os-Montes.

Encontramo-lo a filmar as aldeias de Vinhais, para mais um episódio do programa, outrora de rádio, agora também de televisão (RTP2), O Povo Que Ainda Canta.

Nesta primeira temporada, 4 dos 26 dos programas são dedicados só à região, conforme o próprio nos conta.

Tiago Pereira começou a filmar em Trás-os-Montes, no Planalto Mirandês, de onde nasce o documentário “11 burros caem no estômago vazio”. Surrealismo popular, que acabaria por ganhar o prémio Doc Lisboa de 2006.

Uma história complicada de contar, segundo o realizador.

O material, já o tinha. E com ele gravado, nasce uma história que se conta sozinha.

Foi aí que conheceu Adélia Garcia, nascida e criada em Caçarelhos, no concelho de Vimioso, que teve direito a um episódio inteiro de O Povo Que Ainda Canta.

Mas foi em março de 2011, com a gravação do vídeo Sinfonia Imaterial, gravado para o INATEL, que se iniciam quatro anos arduamente dedicados à música popular e a quem lhe empresta a voz.

A juntar às experiências anteriores, nasce um estilo “Tiago Pereira”, que chega à televisão 45 anos depois dos trabalhos de Michel Giacometti .

“Eu sou o Tiago Pereira, e filmo velhinhas”, disse uma vez o realizador, que sem preocupações etnográficas ou antropológicas, recolhe os repertórios do povo com enfoque no lado humano.

Entrevista com Tiago Pereira, que recentemente passou por Trás-Os-Montes. A primeira temporada televisiva de O Povo Que Ainda Canta tem reservados 4 episódios à região. O de Vinhais, tudo indica, chega à televisão dia 14 de maio.

O realizador, que vive 288 dias fora de Lisboa, da sua casa, e filma velhinhas em sítios inusitados, com a promessa de assim nos dar o universo.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário