Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Cereja de Alfândega da Fé a caminho da certificação

A cereja de Alfândega da Fé pode vir a integrar o lote de produtores regionais transmontanos com certificado de qualidade, anunciou hoje o presidente da Cooperativa Agrícola local, Eduardo Tavares.
Aquela organização tem em fase de conclusão, segundo o dirigente, o processo para a qualificação deste fruto com Denominação de Origem Protegida (DOP) e espera que na próxima época possa já ser comercializada com o selo de qualidade.

Eduardo Tavares, explicou hoje, à margem da apresentação da Festa da Cereja programada para o primeiro fim de semana, em Alfândega da Fé, que numa fase inicial a qualificação deverá ser ainda apenas de Indicação Geográfica Protegida (IGP) até estarem reunidos todos os requisitos para a obtenção da distinção DOP.

O processo encontra-se na fase de conclusão do caderno de encargos que definirá as características que distinguem a cereja desta zona e as condições de produção para ser comercializada com a qualificação.

A cooperativa aponta como este processo como "uma mais-valia" para aquele que é o fruto mais emblemático deste concelho do distrito de Bragança e para impulsionar um aumento da produção que atualmente ronda as 80 a 100 toneladas.

Alfândega da Fé é um pequeno produtor de cereja comparado com outras zonas, inclusive do país.

O concelho soube, no entanto tirar partido da fama que ganhou há meio século quando aquele que ficou conhecido como o "pai" da agricultura trasmontana, Camilo Mendonça, fez daquela zona o centro da produção deste produto em Trás-os-Montes.

Desde então, Alfândega da Fé adotou a cereja como imagem de marca, sobretudo turística e tem na feira/festa de junho o principal ponto de promoção e negócio deste produto.

HFI // MSP
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário