segunda-feira, 18 de maio de 2015

Diocese de Bragança-Miranda preocupada com a diminuição de casamentos

A diminuição de casamentos está a preocupar a diocese de Bragança - Miranda. Os dados divulgados no mês passado pelo Instituto Nacional de Estatística mostram que o número de casamentos celebrados em Portugal manteve a tendência decrescente observada nos últimos anos.
No ano passado, registaram-se 31 478 casamentos, menos 520 do que em 2013. 63,6% dos casamentos celebraram-se apenas civilmente e 35,9% realizaram-se pela forma católica. Em mais de metade dos casamentos (51,7%) os noivos já moravam juntos. 
Dados que preocupam o bispo da Diocese - Bragança Miranda. D. José Cordeiro acredita que a instabilidade e a falta de um compromisso entre os casais pode afectar a vida social dos mesmos e influenciar a taxa de natalidade. “O compromisso e a falta dele no matrimónio, que depois é transversal a todas as áreas da vida social na igreja, está também relacionado com a baixa demográfica. É exigente ter e educar os filhos e é preciso que haja também políticas amigas da família por parte do Estado, que não têm existido”, frisa o bispo diocesano. 
A diminuição do número de casamentos foi um dos temas que marcou as comemorações do Dia Diocesano da Família, que decorreram este fim-de-semana, a propósito do Dia Internacional da Família, que se assinalou na passada sexta-feira. Uma das iniciativas organizadas pela diocese de Bragança - Miranda foi a palestra “(Re)pensar a família”, que decorreu no sábado à noite em Mirandela. Um dos convidados foi Pedro Vaz Patto, Presidente da comissão Nacional de Justiça e Paz. 
O responsável admite que a crise económica tenha afastado alguns casais do casamento, mas considera que a falta de compromisso é, sobretudo, uma questão de mentalidade. “Eu penso que não é só uma questão de crise económica porque a raiz da crise demográfica em Portugal é anterior à crise. É uma questão de mentalidade, de querer assumir compromissos definitivos e uma capacidade de renúncia e sacrifício, relacionada com o facto de ter filhos”, sublinha o também juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto. 
No âmbito do Dia da Família, a diocese de Bragança-Miranda promoveu ainda um encontro de reflexão sobre questões relacionadas com a família que reuniu ontem 50 casais em Bragança. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário