A diminuição de casamentos está a preocupar a diocese de Bragança - Miranda. Os dados divulgados no mês passado pelo Instituto Nacional de Estatística mostram que o número de casamentos celebrados em Portugal manteve a tendência decrescente observada nos últimos anos.
No ano passado, registaram-se 31 478 casamentos, menos 520 do que em 2013. 63,6% dos casamentos celebraram-se apenas civilmente e 35,9% realizaram-se pela forma católica. Em mais de metade dos casamentos (51,7%) os noivos já moravam juntos.
Dados que preocupam o bispo da Diocese - Bragança Miranda. D. José Cordeiro acredita que a instabilidade e a falta de um compromisso entre os casais pode afectar a vida social dos mesmos e influenciar a taxa de natalidade. “O compromisso e a falta dele no matrimónio, que depois é transversal a todas as áreas da vida social na igreja, está também relacionado com a baixa demográfica. É exigente ter e educar os filhos e é preciso que haja também políticas amigas da família por parte do Estado, que não têm existido”, frisa o bispo diocesano.
A diminuição do número de casamentos foi um dos temas que marcou as comemorações do Dia Diocesano da Família, que decorreram este fim-de-semana, a propósito do Dia Internacional da Família, que se assinalou na passada sexta-feira. Uma das iniciativas organizadas pela diocese de Bragança - Miranda foi a palestra “(Re)pensar a família”, que decorreu no sábado à noite em Mirandela. Um dos convidados foi Pedro Vaz Patto, Presidente da comissão Nacional de Justiça e Paz.
O responsável admite que a crise económica tenha afastado alguns casais do casamento, mas considera que a falta de compromisso é, sobretudo, uma questão de mentalidade. “Eu penso que não é só uma questão de crise económica porque a raiz da crise demográfica em Portugal é anterior à crise. É uma questão de mentalidade, de querer assumir compromissos definitivos e uma capacidade de renúncia e sacrifício, relacionada com o facto de ter filhos”, sublinha o também juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto.
No âmbito do Dia da Família, a diocese de Bragança-Miranda promoveu ainda um encontro de reflexão sobre questões relacionadas com a família que reuniu ontem 50 casais em Bragança.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário