Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Em Mogadouro Sala Museu de de Arqueologia terá intervenção de fundo

A Sala Museu de Arqueologia de Mogadouro sofreu uma intervenção de fundo para melhorar a disposição do espólio que está cronologicamente situado entre o sexto milénio antes de Cristo e a Idade Contemporânea.
Em declarações prestadas hoje à agência Lusa, Emanuel Campos, arqueólogo do município de Mogadouro, disse que foi preciso "devolver a dignidade" à Sala Museu para assim se melhor conservar todas as suas peças.

Acrescentou que se se trata de uma unidade museológica que abriu portas há muito tempo e já nem um espaço tinha nem um espaço para tratamento das peças, nem mesmo gabinete de apoio.

Este espaço abriu ao público em 1989 e foi agora alvo de melhoramentos de 30 mil euros. A sala foi criada para exposição e recolha do espólio arqueológico proveniente das diversas campanhas arqueológicas realizadas na década de 80, bem como de doações e depósitos efetuados por particulares.

O espaço tem visto o seu espólio remodelado fruto de escavações que vão acontecendo no Castro da Idade do ferro de Vilarinho do Galegos. Futuras prospeções que vão acontecer na freguesia de Castro Vicente e no Salgueiral (Mogadouro) aumentarão ainda mais esse espólio.

Desde a sua abertura, a sala, situada no piso zero do edifício da Câmara Municipal, foi visitada por cerca de 13 mil pessoas vindas um ouço de todo o país e estrangeiro, o que resulta numa medias que ronda as 150 pessoas /mês o que considerado "como muito bom".

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário