Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 9 de maio de 2015

Em São Pedro Velho o rei é o morango

Está tudo pronto para mais uma feira do morango e do vinho, em São Pedro Velho, no concelho de Mirandela.

O certame já vai na sétima edição e este ano conta com cerca de 60 expositores, cinco dos quais são produtores de morango, que produzem anualmente cerca de 100 toneladas de morangos que são vendidos na região, mas também na vizinha Espanha, com um valor aproximado de 150 mil euros, e emprega durante os meses da colheita, meia centena de pessoas, numa aldeia com 200 habitantes.

Uma forma de estancar a emigração como refere o presidente da junta de freguesia, Carlos Pires, que destaca a importância da feira para dar maior promoção ao morango que já é uma referência da aldeia.

Um dos cinco produtores é Manuel Pinto, que depois de ter trabalhado em França neste setor, decidiu, há 13 anos, apostar na sua terra e atualmente já produz cera de 20 toneladas por ano e já emprega uma dúzia de pessoas. O micro-clima de São Pedro Velho e o solo fértil em potássio explicam o sabor mais doce dos morangos.


Manuel Pinto não tem dúvidas que a feira é uma mais-valia para promover o produto e tem sentido uma maior procura, fruto da presença no certame

E para a edição deste ano, durante o fim-de-semana, o presidente da junta conta com milhares de visitantes, não só para comprar morangos, mas também o vinho e outros produtos da região

A produção de morango tornou-se numa imagem de marca de São Pedro Velho, uma aldeia de Mirandela, que recebe este fim-de-semana a feira do morango e do vinho.

Informação CIR (Rádio Terra Quente)

Sem comentários:

Enviar um comentário