Decorre nos dias 31 de Dezembro e 1 de Janeiro. Na noite de 31 de Dezembro, o cortejo, denominado "encamisada", sai do largo e serpenteia lentamente as ruas da aldeia. Neste ritual entram carros de bois, cavalos, burros... engalanados, transportando os donos e familiares cobertos com mantas coloridas. Entram "caretos" dançando e fazendo malabarismos; cada um pode mascarar-se à sua maneira e ao seu gosto, com máscaras de renda, tecido e outros materiais. Com um tiro de caçadeira, faz-se um profundo silêncio, marca-se o momento de o "terno" de cantores entoar as "alvoradas" ao Santo Estêvão.
No dia 1 de Janeiro, os 4 mordomos dirigem-se em cortejo para a missa, ostentando cada um o seu símbolo de poder (4 varas).
Depois, na mesa de Santo Estêvão, procede-se então à arrematação das varas e à entrega da festa aos novos mordomos.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário