Decorre nos dias 31 de Dezembro e 1 de Janeiro. Na noite de 31 de Dezembro, o cortejo, denominado "encamisada", sai do largo e serpenteia lentamente as ruas da aldeia. Neste ritual entram carros de bois, cavalos, burros... engalanados, transportando os donos e familiares cobertos com mantas coloridas. Entram "caretos" dançando e fazendo malabarismos; cada um pode mascarar-se à sua maneira e ao seu gosto, com máscaras de renda, tecido e outros materiais. Com um tiro de caçadeira, faz-se um profundo silêncio, marca-se o momento de o "terno" de cantores entoar as "alvoradas" ao Santo Estêvão.
No dia 1 de Janeiro, os 4 mordomos dirigem-se em cortejo para a missa, ostentando cada um o seu símbolo de poder (4 varas).
Depois, na mesa de Santo Estêvão, procede-se então à arrematação das varas e à entrega da festa aos novos mordomos.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário