Inicia-se na tarde do dia de Natal e termina ao fim do dia seguinte, o dia do santo.
Na tarde de 25 acende-se a fogueira, chegam os gaiteiros que iniciam a festa e procede-se ao ritual de crítica social ou seja "botar os jogos à praça" projetando o som através de funis. Aproveitando este momento, um outro grupo de rapazes organiza a ação do roubo dos burros. No dia 26, os dos burros organizam uma cavalgada, com cenas burlescas pelo meio. Animam as ruas da vila os "caretos" com as suas cabriolas, corridas e danças seguidos pelas "madamas", outros mascarados. Pelo meio-dia, a encenação interrompe-se para a celebração da liturgia da missa.
À tarde desenrola-se o ato da luta entre os cristãos e os mouros, o ritual mais simbólico de toda a festa.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário