Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Novos cursos TESP do IPB com emprego "praticamente garantido"

O Instituto Politécnico de Bragança pretende abrir 31 Cursos Técnicos Superiores Profissionais no próximo ano lectivo. Dois deles já estão aprovados pela Direção-Geral do Ensino Superior, nomeadamente o de Gestão de Vendas e Marketing e Educação Ambiental.Estes cursos, com a duração de 2 anos, incluem um estágio numa empresa ou instituição.
O Secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, que veio ontem ao IPB participar numa sessão de esclarecimento sobre estes cursos, está convicto de que os alunos que os frequentarem, podem contar com emprego praticamente garantido. “Como as empresas estão envolvidas, os institutos politécnicos acabam por ter de criar os cursos relacionados com as empresas, ou seja, não vão criar cursos que estejam fora do interesse e da economia da região.
Este vai ser o grande valor destes cursos e, seguramente que, principalmente as primeiras gerações, ou seja, os alunos que vão entrar em Outubro, têm o futuro praticamente garantido”, assegura o secretário de Estado. 
O IPB tinha 36 Cursos de Especialização Tecnológica (CETS), que são extintos com a criação dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais.Os novos cursos vão ser ministrados em Bragança, Mirandela, Mogadouro,Valpaços, Chaves, Régua, Amarante, Santo Tirso e Guimarães. 
O presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Sobrinho Teixeira, salienta o trabalho em rede que vai existir entre o IPB e as escolas profissionais e secundárias e que vai permitir, por exemplo, a partilha de recursos materiais e humanos. “É uma rede que pode incorporar também recursos materiais e humanos das escolas secundárias e profissionais. Isto quer dizer que os professores também podem incorporar estes cursos. Será uma forma também de irmos ao encontro de algumas situações que a região está a ter de professores com horário zero”, revela Sobrinho Teixeira. 
Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais conferem acreditação de um ano nas licenciaturas. 
Os CETS do Instituto Politécnico tinham cerca de mil alunos inscritos, um número que a instituição espera manter nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário