Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Parar a barragem? Futuro do Tua e Alto Douro debate-se sábado, em Mirandela

Fotografia aérea  de "A Terceira Dimensão "
No terceiro fim-de-semana de Maio, mês pelo Tua juntam-se Paulo Morais, da Associação Transparência e Integridade e candidato a presidente da República, João Roquete, CEO do Grupo Esporão, João Pedro Menéres, proprietário da Quinta do Romeu, Joanaz de Melo, coordenador técnico da Plataforma Salvar o Tua e Maria do Rosário D'Araújo, responsável pelo turismo rural Casa dos Araújos, para responder à questão: Que modelo de desenvolvimento para o Vale do Tua e Alto Douro?

A conferência/workshop realiza-se na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela, pelas 14h30, e insere-se na IV Semana de Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural, promovida pelo estabelecimento de ensino. Será divida em duas partes: uma intervenção inicial, de cada convidado, e vários debates temáticos, em mesas redondas, entre o público e os oradores. A moderação está a cargo de Arminda Deusdado, jornalista e coordenadora do programa Biosfera, transmitido na RTP2. 

A Plataforma Salvar o Tua foi convidada a programar este dia de atividades, que começa com uma mostra de produtos locais. Os melhores vinhos, queijos, enchidos, azeites, compotas e produtos da região estarão em destaque. Pelas 19h00 tem lugar uma prova e concurso de vinhos e azeites, com a participação da Comissão Vitivinícola Regional de Trás os Montes, da Associação dos Olivicultores de Trás os Montes e Alto Douro e do Gabinete de Apoio à Indústria Agroalimentar do Instituto Piaget. Às 21h30 mostra-se o documentário DamNation, filme em digressão mundial, que pela primeira vez é exibido no Norte do país. 

Este é o terceiro evento do programa Maio, mês pelo Tua. Tiveram já lugar uma ação de limpeza de estações e da Linha e um passeio a pé. Dia 30, sábado, há nova proposta: uma descida do rio Tua em raft/kayak. As inscrições já estão abertas. Os aventureiros partem, de manhã, da praia fluvial da Brunheda e terminam com uma ação de protesto dentro e fora do rio pela paragem da construção da barragem de Foz Tua, pelas 14h30. Assinala-se, assim o segundo aniversário da Plataforma Salvar o Tua, fundada a 31 de maio. 

A Plataforma Salvar o Tua participou ainda na consulta pública do Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE) da linha de muito alta tensão (LMAT) que pretende ligar a barragem de Foz Tua à rede elétrica nacional, alegando o incumprimento de condicionantes essenciais, onde se destacam: a ilegalidade do traçado da LMAT, o impacte da barragem e da LMAT sobre a paisagem do Alto Douro Vinhateiro Património da Humanidade, e o desaparecimento da linha ferroviária do Tua sem as prometidas compensações. A PST acredita que não há, nem vai haver qualquer plano de mobilidade minimamente eficaz.

O Projeto Rios Livres - GEOTA, coorganizador de Maio, mês pelo Tua, divulgou também novos dados sobre o Programa Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroelétrico (PNBEPH). Um mapa interativo e um ponto de situação de todas as obras foram apresentados publicamente, bem como a revisão do memorando “O Programa Nacional de Barragens: Desastre económico, social e ambiental”, onde se argumenta que o PNBEPH aumentará cerca de 8 % a fatura de eletricidade das famílias portuguesas, originando como encargo um 13º mês de eletricidade sem qualquer benefício.

SOBRE O PROGRAMA MAIO, MÊS PELO TUA
Maio, mês pelo Tua pretende mostrar as riquezas naturais, o rio, os produtos regionais, as atividades desportivas e radicais que podem ser desenvolvidas no Vale do Tua. É uma organização das seguintes entidades: Associação Juvenil Amigos do Cáster, Clube de Canoagem de Águas Bravas de Portugal, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela, Grupo Tamecanos de Mondim de Basto, Movimento Cívico pela Linha do Tua, Plataforma Salvar o Tua, Rios Livres – GEOTA

SOBRE A PLATAFORMA SALVAR O TUA
A Plataforma Salvar o Tua é uma associação de defesa do ambiente que integra associações locais, de desenvolvimento, ambientalistas e empresas, fundada em 2013. Tem por missão proteger o Vale do Tua, um dos rios mais belos de Portugal, alertando para a incompatibilidade da construção da Barragem de Foz Tua com os vários valores protegidos pela classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial da Humanidade. Defendemos a suspensão imediata das obras antes de serem cometidos danos irreparáveis sobre um património natural de valor social, ecológico e económico inestimável, que é parte da nossa herança cultural e identidade nacional.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário