Manuel Cardoso |
Manuel Cardoso sublinhou que se deve investir em produtos tradicionais, dando como exemplo os produtos do Complexo Agro-Industrial do Cachão, que encerrou em 1992 e frisou também a importância de apostar na inovação. “A grande preocupação dos investidores agrícolas deve ser produzir aquilo que é vendável, seja localmente, nacionalmente ou internacionalmente.
Neste momento há uma enorme apetência do mercado internacional por produtos que nós até já produzimos há alguns anos atrás, nos tempos em que existia o Complexo Agro-industrial do Cachão e que caíram no esquecimento. Poderíamos recuperar produtos que já trouxeram muito dinheiro para a região e inovar. Estou a pensar nos espargos, amoras e numa série de produtos que têm uma enorme procura a nível internacional, da qual poderemos tira partido”, sublinha o responsável.
O director regional de Agricultura frisou ainda a importância de investir no na produção agro-pecuária, que tem sido penalizada nos anteriores quadros comunitários. “Estamos a pagar aquilo que foi o desincentivo à produção animal, feiro no quadro comunitário que terminou, que penalizou a produção agro-pecuária.
É muito importante recuperarmos as raças autóctones, os produtos endógenos e recuperamos a capacidade de continuarmos a produzir, não apenas a carne, que já tem Denominação de Origem Protegida, como todos os outros produtos como o queijo, o cabrito e outros produtos que temos urgentemente que recuperar. Não podemos perder essa tradição.
É a hora certa para relançarmos o futuro nessa base”, frisa Manuel Cardoso.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário