Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Director regional de Agricultura defende aposta no sector primário

É necessário apostar em produtos agro-pecuários que já tiveram uma grande importância na região transmontana e cuja produção, neste momento, não responde à procura do mercado nacional e internacional.
Manuel Cardoso
Este foi o apelo deixado ontem pelo director regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso, no seminário “Saiba como aproveitar as oportunidades do Portugal 2020”, promovido pelo Nerba-Associação Empresarial do Distrito de Bragança.
Manuel Cardoso sublinhou que se deve investir em produtos tradicionais, dando como exemplo os produtos do Complexo Agro-Industrial do Cachão, que encerrou em 1992 e frisou também a importância de apostar na inovação. “A grande preocupação dos investidores agrícolas deve ser produzir aquilo que é vendável, seja localmente, nacionalmente ou internacionalmente. 
Neste momento há uma enorme apetência do mercado internacional por produtos que nós até já produzimos há alguns anos atrás, nos tempos em que existia o Complexo Agro-industrial do Cachão e que caíram no esquecimento. Poderíamos recuperar produtos que já trouxeram muito dinheiro para a região e inovar. Estou a pensar nos espargos, amoras e numa série de produtos que têm uma enorme procura a nível internacional, da qual poderemos tira partido”, sublinha o responsável. 
O director regional de Agricultura frisou ainda a importância de investir no na produção agro-pecuária, que tem sido penalizada nos anteriores quadros comunitários. “Estamos a pagar aquilo que foi o desincentivo à produção animal, feiro no quadro comunitário que terminou, que penalizou a produção agro-pecuária. 
É muito importante recuperarmos as raças autóctones, os produtos endógenos e recuperamos a capacidade de continuarmos a produzir, não apenas a carne, que já tem Denominação de Origem Protegida, como todos os outros produtos como o queijo, o cabrito e outros produtos que temos urgentemente que recuperar. Não podemos perder essa tradição. 
É a hora certa para relançarmos o futuro nessa base”, frisa Manuel Cardoso. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário