Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

BRAGANÇA, cabeça da ouvidoria de Bragança

1. Caracterização do concelho
1.1 Cidade de Bragança
1.2 Foral: de D. Manuel I de 11 de Novembro 1514. Foro real é de Sua Majestade, na forma do foral, 97.200 réis em dia de Páscoa a outra metade em dia de S. Martinho, cujo foro se denomina sacadas.
1.3 Freguesias/Lugares: «Tem termo seu que compreende 153 aldeias» (Memória Santa Maria, Bragança);
1.4 Rendimento do concelho: «Consiste em foros certos que tem nas oitavas que pagam os moradores do termo da cidade, no tributo denominado a colher, que tudo chega anualmente a 94.900 réis».
1.5 Outras referências: «Foi fundada por El Rei Brigo, um dos três primeiros que tiveram as Espanhas, donde se demanou Brigancia» (Memória de Santa Maria, concelho de Bragança); «tem seu castelo e vila em um monte
da parte do Oriente» (Memória de Santa Maria, concelho de Bragança); «é honra deste Reino por ser a primeira que nele deu culto ao Verdadeiro Deus e por ser donde têm descendido as famílias mais ilustres e nobres dele, como primeiro solar aonde o mesmo Reino teve seu princípio» (Memória de São João Baptista, concelho de Bragança); «tem muitos privilégios e antiguidades e muitas coisas dignas de memória. E é necessário que não tenha outra coisa que fazer para ler os papéis antigos e saiba lê-los» (Memória de S. João Baptista, concelho de Bragança).
Misericórdia: «Tem Misericórdia. A sua origem foi a mesma que tiveram todas as outras do Reino; nela há hospital que administra a mesma irmandade. Tem 10 capelães. Foi muito rica, hoje está pobre e mal administrada por várias questões que nela houve sobre a eleição de provedores e tem de renda 300.000 réis» (Memória de S. João Baptista, concelho de Bragança).
Hospital: «Não tem Hospital da cidade. Só tem de El Rei para os militares que é uma casa boa» (Memória de S. João Baptista, concelho de Bragança).
2. Senhorio e oficialato municipal
2.1 Senhorio: Casa de Bragança, Ducado da Casa de Bragança
2.2 Oficialato: Juízo de fora: 3 escrivães, meirinho, fiel das apelações, 8 escrivães do geral, escrivão da câmara, escrivão das sisas, escrivão das sacas, 2 meirinhos. Juízo dos órfãos: juiz, 4 escrivães. Alfândega: juiz, escrivão, feitor, pesador, meirinho, guarda da porta, 2 guardas de cavalo, 2 guardas de pé, 4 aduanas. Almoxarifado: juiz recebedor, escrivão,
meirinho, Governador da Praça (que também serve de capitão-mor), 2 regimentos, 1 de cavalaria e 1 de infantaria, cabeça de um terço de auxiliares, sargento-mor de Ordenanças e 38 capitães. professor de Gramática Latina, professor de Primeiras Letras.
2.3 Modo de eleição do oficialato
2.4 Sede/equipamentos municipais: casa da câmara «é uma das obras mais antigas que tem este Reino. É tradição se conserva ainda no tempo dos Romanos pois dizem havia nesta cidade senadores e ouviam as partes por serem muitos por umas janelas redondas que tem a casa toda em roda. Tem dentro um poço que mostra muita antiguidade e está dentro da vila ao pé da Colegiada (Memória de S. João Baptista, concelho de Bragança).


Memórias Paroquiais 1758

1 comentário:

  1. Muito bom para quem está interessado em conhecer alguma coisa sobre a sua cidade e que vá além do mundo físico (simples fotografias).
    Mais uma vez os meus parabéns e agradecimentos pelo trabalho de divulgação, ímpar, que eu conheço, deste Distrito.

    ResponderEliminar