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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Produtos regionais transmontanos promovidos no Luxemburgo, em Moçambique e no Canadá

Os produtos regionais transmontanos vão ser promovidos no Luxemburgo, em Moçambique e no Canadá, através da marca “Terras Altas de Portugal”.
O projecto, que começou em 2013, identificou produtos com potencial de exportação para estes países, nos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda e Viseu. 
Envolve associações empresariais dos quatro distritos, incluindo o NERBA, em Bragança, onde, na passada sexta-feira, foi formalmente constituída uma rede de cooperação entre os produtores regionais e empresários, jornalistas e dirigentes associativos oriundos dos mercados alvo deste projecto. Sérgio Gonçalves, consultor do projecto “Internacionalização das Terras Altas de Portugal” sublinha que os parceiros internacionais mostraram um grande interesse em alguns produtos transmontanos. 
“O azeite e o queijo são dois produtos que estão a ter uma boa aceitação, por exemplo por parte do Canadá. Estes países mostraram também um grande interesse na castanha congelada”, revela o responsável. 
Alexandre Franco, director do jornal Milenium Stadium, no Canadá, não tem dúvidas que estes produtos têm um grande potencial para serem exportados para este país. “Estou certo que o meio milhão de portugueses que reside em Toronto, vai gostar de conhecer todos estes produtos. Espero que possamos promovê-los, de forma a que se possam exportar porque realmente são produtos que valem a pena”, considera. Já os produtores mostraram-se entusiasmados com a possibilidade de internacionalizar os seu produtos. 
É o caso de Fernando Pais, da empresa Rural Futuro que produz queijo de ovelha e cabra em Mogadouro. O empresário revela que a empresa está em crescimento e acredita que a exportação pode ser uma boa saída. “Há pouco poder de compra e acho que o futuro terá de passar pela internacionalização. 
Estamos a fazer um investimento na ordem dos 2 milhões e 500 mil euros e vamos ter uma quantidade razoável para produzir. Fazemos recolha de leite em 7 concelhos, num total de cerca de 90 produtores”, revela o empresário. 
A rede de parceiros envolvidos na marca “Terras Altas de Portugal” foi oficialmente constituída na passada sexta-feira, no Nerba-Associação Empresarial do distrito de Bragança. 
cogumelo

Escrito por Brigantia

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