Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 27 de junho de 2015

Onda de calor coloca localidades do distrito de Bragança acima dos 40 graus

Uma vaga de calor está atravessar o país e deverá afectar com maior intensidade o nordeste transmontano, a partir deste fim-de-semana, prevendo-se temperaturas acima dos 40 graus, em algumas localidades.
Gif de calorA próxima terça-feira é o dia em que se esperam as temperaturas mais elevadas. 
Mirandela será a cidade mais do distrito de Bragança, com 44 graus, já no domingo prevê-se que chegue aos 41 e amanhã aos 40 graus. Segue-se Freixo de Espada à Cinta, Alfandega da fé e Torre de Moncorvo que devem atingir os 40 graus. No Domingo prevê-se uma temperatura máxima de 38 graus para Alfandega da Fé, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo. Macedo de Cavaleiros e Vila Flor deverão chegar aos 37 graus. Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso devem ter temperaturas de 36 graus, Bragança e Carrazeda de Ansiães 35 e Vinhais não deverá ultrapassar os 34 graus.
O comandante distrital de Operações de Socorro da Autoridade Nacional para a protecção civil alerta para os cuidados a ter, de forma a evitar a deflagração de incêndios. “É expectável um tempo quente e seco, com permanência de condições favoráveis à ocorrência e propagação de incêndios florestais. 
A Autoridade Nacional de protecção Civil recorda e reforça que, de acordo com a legislação em vigor, nos locais onde o risco de incêndio é elevado, não é permitido a realização de queimadas ou fogueiras, a utilização de equipamentos de queima e combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos, queimar matos, fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem”, frisa o comandante do CDOS. Noel Afonso deixa ainda conselhos à população, essenciais para enfrentar este período com temperaturas elevadas. 
“É também possível a afectação de grupos populacionais mais vulneráveis como os idosos e crianças e doentes do foro cardio – respiratório. Recomenda-se a adopção de medidas de autoprotecção como beber água com regularidade ou sumos de fruta naturais sem açúcar, evitar bebidas alcoólicas e com elevados teores de açúcar, evitar a exposição ao sol nas horas de mais calor e evitar fazer muito esforço físico, devido às temperaturas elevadas”, adverte Noel Afonso. 
A vaga de calor vai permanecer durante a próxima semana. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário