Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Galandum Galundaina preparam álbum de comemoração dos 20 anos

Do planalto mirandês para o mundo. É assim que os Galandum Galundaina fazem há quase 20 anos, levando a música que os caracteriza, assente no cancioneiro das Terras de Miranda com uma sonoridade moderna, aos quatro cantos do mundo.
O grupo constituído por 4 elementos, prepara-se para lançar um novo álbum de comemoração dos 20 anos, que deverá ser apresentado no próximo mês, intitulado “Quatrada. “Para namorar morena” é o nome do último single dos Galandum Galundaina, que faz parte do quarto álbum e que está já fazer sucesso nas redes sociais. 
O novo disco vai servir para comemorar os 20 anos do grupo musical, que se assinalam no próximo ano. 
Tudo começou em casa do avô dos irmãos Paulo, Alexandre e Manuel Meirinhos que tocava e construía instrumentos musicais. “Fomo-nos juntando para ensaiar, para dar uso aos instrumentos musicais que tínhamos em casa. O nosso avô era carpinteiro e também músico, tocava caixa nos pauliteiros de Duas Igrejas. 
Como tínhamos esses instrumentos em casa, foi uma forma de os utilizar. Todos nós somos músicos e todos nós temos um passado musical, no qual decidimos investir mais, neste ambiente da música tradicional”, conta Paulo Meirinhos. 
Os três irmãos juntaram-se a Paulo Preto e nunca mais pararam de produzir música assente na tradição mirandesa. Entretanto Manuel saiu e entrou o músico, natural de Coimbra, João Pratas. Uma música que percorre o mundo. 
Paulo Meirinhos sublinha que o grupo tem a preocupação de manter as raízes tradicionais, de uma forma actual, na tentativa de agradar a um público jovem. “A música tradicional sempre foi acompanhando os tempos. 
No tempo dos nossos avós, eram os instrumentos que animavam as festas com toda a actualidade e, hoje, também tentamos ser actuais com a nossa música. Buscamos uma identidade própria, seja através da língua, que é o mirandês, que sempre falamos e cantamos, seja através dos instrumentos tradicionais mirandeses, que fazemos questão de os explorar, de esgotar as possibilidades técnicas, para chegarmos a um público jovem e a grandes públicos”, frisa o músico. 
A próxima actuação é no dia 27 deste mês na localidade de Saint-Flour, no sul de França. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário