terça-feira, 16 de junho de 2015

Obra de 28 mulheres transmontanas reunida em livro

A obra de 28 mulheres transmontanas foi reunida pelas autoras Isabel Alves e Hercília Agarez na antologia “Por Longos Dias, Longos anos, Fui Silêncio”.
Hercília Agarez é natural de Vila Real e Isabel Alves é natural de Murça. Hercília Argarez explica como surgiu esta ideia e em que consiste esta antologia. “A ideia foi do presidente da Academia na altura, o já desaparecido Amadeu Ferreira, que, depois de termos apresentado outra antologia, nos desafiou a fazer uma antologia de autoras transmontanas e não de escritoras. 
Se dissermos escritoras implica que tenham obras literárias publicadas e nós quisemos abranger também o ensaísmo e outros estudos académicos. 
O que se pretendia era que houvesse uma amostra de mulheres nascidas em Trás-os-Montes e Alto Douro com alguma coisa publicada em vários registos como poesia, diário, memórias, ficção narrativa ou ensaio”, revela Hercília Agarez. Isabel Alves espera que este trabalho tenha continuidade. “Descobrimos algumas destas autoras, outras já eram conhecidas e, num gesto simbólico, quisemos dizer que há mulheres transmontanas a escrever. Isto não é uma obra fechada, quisemos iniciar este caminho e esperamos que outras iniciativas que tragam a lume o que as mulheres transmontanas têm feito, dito e escrito”, sublinha a autora. 
A obra de 28 autoras transmontanas reunida na antologia “Por Longos Dias, Longos anos, Fui Silêncio”. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário