Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Reserva da Biosfera encarada como oportunidade para o Turismo e Emprego

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial - ZASNET AECT apontou hoje a aprovação da Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica como uma oportunidade para o turismo e emprego na região transfronteiriça abrangida.
A UNESCO aprovou hoje, em Paris, a candidatura transfronteiriça do Nordeste Transmontano, Zamora e Salamanca a Reserva da Biosfera, a maior da Europa, que passa a integrar a rede mundial de sítios classificados pela organização internacional.

"Com esta designação pretende-se potenciar o turismo, aliando a marca UNESCO à conservação da Natureza, aos produtos regionais certificados e à criação de novas oportunidades de emprego", defende, em comunicado enviado à Lusa, o agrupamento promotor da candidatura.

Uma comitiva com representantes portugueses e espanhóis acompanhou hoje, em Paris, a decisão do Conselho Internacional de Coordenação do Programa da organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

A Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica é a 15º transfronteiriça em todo o mundo e a maior da Europa, com uma área equivalente ao Norte de Portugal e que abrange municípios da Terra Fria, Terra Quente e Douro Superior do lado português, e de Zamora e Salamanca, do lado espanhol.

O agrupamento europeu lembra que "a preparação e conclusão do processo de candidatura contabilizou quatro anos de intenso trabalho, pois os critérios e requisitos impostos pela UNESCO são muito exigentes".

Os promotores realçaram que "o Nordeste Transmontano está efetivamente ligado às províncias de Zamora e de Salamanca, neste que é um território sem fronteiras naturais e agora sem fronteiras no que respeita ao desenvolvimento, num processo de gerações e de trabalho em rede que irá potenciar muitas parcerias e criar sinergias vitais para o desenvolvimento sustentável desta vasta região".

Sublinham, contudo, que "só a partir desta aprovação é que irá começar um trabalho efetivo".

O estatuto de Reserva da Biosfera "é um selo de excelência atribuída pela UNESCO a um território onde a simbiose entre o Homem e a Biosfera é plena, isto é, a plenitude de um espaço com potencialidades de desenvolvimento socioeconómico sustentável", refere o comunicado.

Em todo o mundo existem 631 sítios classificados de 119 países, sendo que 14 são áreas transfronteiriças.

A Meseta Ibérica é a 15ª Reserva da Biosfera Transfronteiriça no mundo e a segunda em Portugal.

Com um território correspondente ao norte de Portugal, este espaço transfronteiriço engloba várias áreas protegidas como o Lago de Sanábria e arredores, Montesinho, Douro Internacional e Arribes del Duero, o Parque Natural Regional do Vale do Tua e diversos espaços Rede Natura 2000.

Engloba ainda 13 municípios do Nordeste Transmontano, 48 da província de Zamora e 27 da província de Salamanca.

A declaração da UNESCO ocorreu durante a 27ª sessão do Conselho Internacional de Coordenação da Programa Científico "O Homem e a Biosfera" (Man and Biosphere) que, até sexta-feira, está a analisar um total de 26 candidaturas de 19 países a Reserva da Biosfera.

totalgifs.com natureza gif gif 13.gifCom a aprovação hoje da candidatura da Meseta Ibérica, Portugal conta oito sítios na rede mundial de Reserva da Biosfera.

A classificação já tinha sido atribuída a Boquilobo, que se estende pelos concelhos de Torres Novas e Golegã, às ilhas das Flores, Graciosa e Corvo, nos Açores, às Berlengas e Santana, na Madeira, e ao território transfronteiriço Gerês/Xurés, no norte de Portugal.

HFI // MSP
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário