A UNESCO aprovou hoje, em Paris, a candidatura transfronteiriça do Nordeste Transmontano, Zamora e Salamanca a Reserva da Biosfera, a maior da Europa, que passa a integrar a rede mundial de sítios classificados pela organização internacional.
"Com esta designação pretende-se potenciar o turismo, aliando a marca UNESCO à conservação da Natureza, aos produtos regionais certificados e à criação de novas oportunidades de emprego", defende, em comunicado enviado à Lusa, o agrupamento promotor da candidatura.
Uma comitiva com representantes portugueses e espanhóis acompanhou hoje, em Paris, a decisão do Conselho Internacional de Coordenação do Programa da organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
A Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica é a 15º transfronteiriça em todo o mundo e a maior da Europa, com uma área equivalente ao Norte de Portugal e que abrange municípios da Terra Fria, Terra Quente e Douro Superior do lado português, e de Zamora e Salamanca, do lado espanhol.
O agrupamento europeu lembra que "a preparação e conclusão do processo de candidatura contabilizou quatro anos de intenso trabalho, pois os critérios e requisitos impostos pela UNESCO são muito exigentes".
Os promotores realçaram que "o Nordeste Transmontano está efetivamente ligado às províncias de Zamora e de Salamanca, neste que é um território sem fronteiras naturais e agora sem fronteiras no que respeita ao desenvolvimento, num processo de gerações e de trabalho em rede que irá potenciar muitas parcerias e criar sinergias vitais para o desenvolvimento sustentável desta vasta região".
Sublinham, contudo, que "só a partir desta aprovação é que irá começar um trabalho efetivo".
O estatuto de Reserva da Biosfera "é um selo de excelência atribuída pela UNESCO a um território onde a simbiose entre o Homem e a Biosfera é plena, isto é, a plenitude de um espaço com potencialidades de desenvolvimento socioeconómico sustentável", refere o comunicado.
Em todo o mundo existem 631 sítios classificados de 119 países, sendo que 14 são áreas transfronteiriças.
A Meseta Ibérica é a 15ª Reserva da Biosfera Transfronteiriça no mundo e a segunda em Portugal.
Com um território correspondente ao norte de Portugal, este espaço transfronteiriço engloba várias áreas protegidas como o Lago de Sanábria e arredores, Montesinho, Douro Internacional e Arribes del Duero, o Parque Natural Regional do Vale do Tua e diversos espaços Rede Natura 2000.
Engloba ainda 13 municípios do Nordeste Transmontano, 48 da província de Zamora e 27 da província de Salamanca.
A declaração da UNESCO ocorreu durante a 27ª sessão do Conselho Internacional de Coordenação da Programa Científico "O Homem e a Biosfera" (Man and Biosphere) que, até sexta-feira, está a analisar um total de 26 candidaturas de 19 países a Reserva da Biosfera.
A classificação já tinha sido atribuída a Boquilobo, que se estende pelos concelhos de Torres Novas e Golegã, às ilhas das Flores, Graciosa e Corvo, nos Açores, às Berlengas e Santana, na Madeira, e ao território transfronteiriço Gerês/Xurés, no norte de Portugal.
HFI // MSP
Lusa/fim

Sem comentários:
Enviar um comentário