Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 9 de junho de 2015

UNESCO declara Reserva da Biosfera área transfronteiriça de Bragança a Salamanca

A UNESCO aprovou hoje a candidatura transfronteiriça de Bragança, Zamora e Salamanca a Reserva da Biosfera, a maior da Europa, que passa a integrar a rede mundial de sítios classificados pelo organismo internacional.
A decisão foi confirmada à Lusa pela comitiva portuguesa que, junto com os parceiros espanhóis, se encontra em Paris a acompanhar os trabalhos do Comité Internacional (Mabcouncil) responsável por esta área na organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O Comité Internacional de Coordenação do Programa encontra-se reunido, em Paris, até sexta-feira para analisar um total de 26 candidaturas de 19 países.

A Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica é A 15º transfronteiriça em todo o mundo e a maior da Europa, com uma área equivalente ao Norte de Portugal e que abrange municípios da Terra Fria, Terra Quente, Douro Superior e Beira Alta do lado português, e de Zamora e Salamanca, do lado espanhol.

Nesta região concentram-se várias áreas protegidas portuguesas e espanholas como os parques naturais de Montesinho, do Douro Internacional, de Sanábria e das Arribas do Douro, alguns território inseridos na Rede Natura, como a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, Romeu, Sierra de la Culebra, Lagunas de Villafafila e Rio Sabor/Rio Maçãs.

A candidatura foi conduzida pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial-ZASNET AECT.

O estatuto de Reserva da Biosfera é uma espécie de "selo de qualidade" atribuído pela UNESCO a territórios pelo uso e preservação da biodiversidade no âmbito do programa científico intergovernamental sobre o Homem e a Biodiversidade.

O propósito deste programa, criado no início da década de 1970, é promover a melhoria das relações entre os habitantes do planeta e o meio ambiente.

A rede mundial de reserva da biosfera conta mais de 600 sítios de mais de uma centena de países, com os Estados Unidos da América a liderarem a lista, seguidos de Espanha.

Com a aprovação hoje da candidatura da Meseta Ibérica, Portugal conta oito sítios nesta rede mundial de Reserva da Biosfera.
totalgifs.com natureza gif gif 37.gif
A classificação já tinha sido atribuída a Boquilobo, que se estende pelos concelhos de Torres Novas e Golegã, às ilhas das Flores, Graciosa e Corvo, nos Açores, às Berlengas e Santana, na Madeira, e ao território transfronteiriço Gerês/Xurés, no norte de Portugal.

HFI (EFE) // MSP
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário