A seca extrema que se atravessa no Nordeste Transmontano já está a afetar duas das produções mais importantes da região, a castanha e o azeite.
O diretor regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso, admite que se registam, nesta altura do ano, "grandes quebras" na produção de azeite e castanha.
Manuel Cardoso diz que "a percentagem de água existente no solo em relação à capacidade de utilização das plantas ronda os 10 e os 15 por cento, o que significa que se não houver precipitação imediatamente, há a possibilidade de algumas espécies de plantas não sobreviveram, nomeadamente, a plantações novas", explicou o responsável.
As perdas na cultura do olival são para já preocupantes, estando os serviços da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte a fazer um levantamento para se perceber a respetiva quantificação dos prejuízos provocados pela falta de água nos solos, indicadores que só será possível apresentar em finais de setembro.
in:mdb.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário